Estudantes da Uece conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

11 de dezembro de 2025 - 15:53

O Ginásio Paulo Sarasate recebeu, entre os dias 19 e 22 de novembro, um dos maiores eventos do karatê nacional: o Campeonato Brasileiro de Karatê da Confederação Nacional de Karatê do Brasil (CNKB). Após mais de uma década sem sediar a competição, o Ceará voltou a ser palco da disputa, reunindo atletas de diversos estados. Entre eles, três estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece) se destacaram com resultados expressivos e relatos emocionantes sobre suas trajetórias no esporte.

Participaram da competição as estudantes Ana Beatriz Ferreira, Vivian de Fátima Lima da Frota e Maria Auxiliadora Gondim, todas integrantes da equipe cearense e campeãs em suas categorias. Ana Beatriz e Maria Auxiliadora também foram campeãs do karatê nos Jogos Uece 2024.

Faixa preta e aluna do curso de Educação Física da Uece, Ana Beatriz celebrou um dos momentos mais marcantes de sua carreira. “Pra mim foi um momento de muita felicidade, um momento de ir à prova tudo que eu treinei, me esforcei e busquei durante o ano. Graças a Deus, pude estar lá medalhando como quarto lugar em katar. Foi um momento de emoção, dor e angústia, mas vi os meus resultados e me consagrei bicampeã em comitê individual”, contou.

A atleta comenta ainda que participou pela primeira vez da equipe de katar: “Pude participar pela primeira vez da minha equipe de katar e me realizar junto com as minhas colegas de treino.”

Já a estudante de Geografia bacharelado, Vivian Frota competiu pela primeira vez na categoria Adulto, experiência que descreve como transformadora. “Pra mim, o campeonato foi muito bonito de se ver. Desafiar a mim mesma como atleta e como pessoa foi lindo, porque pude ver o fruto de todo o meu esforço durante o ano inteiro, treinando e abdicando de muitas coisas, inclusive aqui dentro da universidade”, destacou. Ela reforçou ainda o papel do esporte na formação acadêmica: “A universidade pode se estender além da pesquisa; o esporte também integra isso tudo.”

Representando o curso de Química da Universidade Estadual do Ceará, Maria Auxiliadora Gondim viveu sua primeira experiência em um Campeonato Brasileiro, e voltou para casa com medalha. “Diferente das meninas, foi o meu primeiro Brasileiro, então foi um momento de muita alegria. Consegui subir no pódio entre diversas meninas de vários estados”, celebrou. Ela ressaltou ainda o impacto de competir em um ginásio cheio e vibrante: “Foi muito lindo, principalmente quando entrei no ginásio e vi várias federações com torcidas. Uma experiência que espero repetir diversas vezes.”

As atletas agradeceram ainda o apoio do presidente da Federação Estadual Cearense de Karatê Interestilos (Feceki), Francisco Ossian e da Universidade.

As conquistas reforçam o protagonismo crescente dos(as) estudantes da Uece no esporte regional e nacional, além de evidenciar a integração entre formação acadêmica, dedicação esportiva e compromisso institucional com práticas que fortalecem a saúde, o protagonismo juvenil e a representatividade feminina no esporte, como aponta o professor Júlio César Gomes da Silva, assessor da célula de lazer, cultura e desporto da Pró-reitoria de Políticas Estudantis (Prae) da Uece, “o incentivo a prática esportiva dentro da universidade pública é um instrumento fundamental para permanência do aluno nas atividades acadêmicas. Os resultados obtidos nas competições, além do desempenho técnico, mostram o potencial dos estudantes e o retorno positivo à universidade, tanto em visibilidade quanto em formação humana”.