Estudante do PPGCC conquista três lugares em pódio do Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia

5 de janeiro de 2024 - 16:52

O estudante de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Estadual do Ceará (PPGCC/Uece), Marcos Camargo, conquistou três lugares do mesmo pódio, da categoria Projetos de Instalações, do Prêmio nacional GLP de Inovação e Tecnologia – edição 2023.

Sob orientação do professor Marcial Porto Fernandez, dois projetos de pesquisa ocuparam, empatados, o 1º lugar; e um ficou em 3º lugar. São eles:

1° lugar – Concepção de um protótipo IoT de baixo custo e aplicável aos estabelecimentos de pequeno porte que possuam um P125 ou P190, permitindo assim monitorar o volume de GLP no tanque e dados do ambiente dessa instalação.

1° lugar – Dispositivo IoT projetado para monitoramento do volume de GLP nos tanques estacionários horizontais de 500L a 8000L e na obtenção de dados como temperatura, umidade relativa e pressão barométrica referente ao ambiente da central de GLP.

3° lugar – Sistema IoT para telemetria de volume dos recipientes GLP do tipo transportáveis abastecidos no local e instalados em centrais GLP de empresas do segmento comércio e serviço que possuem rede Wi-Fi no estabelecimento.

Além da Uece, outra instituição subiu ao pódio, ocupando o 2º lugar.

Os projetos da Uece foram desenvolvidos no âmbito do Laboratório de Sistemas Digitais (LASID), vinculado ao PPGCC, bem como ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Uece; sendo eles partes integrantes da dissertação em desenvolvimento, de Marcos. Os projetos vencedores contaram com apoio dos professores do PPGCC, Bonfim Amaro Junior e Paulo Henrique Mendes Maia; e, ainda, com a parceria das empresas CL Engineering e a 4M Engenharia.

Sobre o projeto e o prêmio GPL

O Projeto GLP – Qualidade Compartilhada, entidade que congrega empresas pertencentes à “Indústria do GLP”, tem como objetivo principal oferecer um ambiente propício para o tratamento de assuntos de natureza técnica, através da troca de informações e experiências.

A entidade instituiu em 2010 o Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia, com o objetivo de estimular empresas, instituições e profissionais a registrar de forma sistemática os seus estudos, experiências e desenvolvimentos, na forma de trabalhos técnicos. A premiação ocorre anualmente, em São Paulo/SP,  promovido em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por meio do comitê brasileiro de gases combustíveis no Brasil, CB-09.