Estudante de Enfermagem representa a Uece no Conselho de Jovens Leitores do jornal O Povo

18 de abril de 2023 - 10:36

 

Foto: João Filho Tavares/O Povo

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) é uma das 43 instituições que compõem o Conselho de Jovens Leitores (CJL) do jornal O Povo 2023. No período de março do corrente ano a março de 2024, quem dará voz à Uece, no CJL, será o estudante do 6º semestre do curso de Enfermagem, José Lima de Sousa Júnior.

O aluno tomou posse como membro do Conselho no último dia 31 de março, durante a cerimônia de abertura da 3ª edição do CJL, no Museu da Fotografia de Fortaleza. O Conselho é constituído por diferentes instituições/organizações do Ceará, dos mais diversos segmentos, como empresariais e de movimentos sociais. O objetivo é tornar o “fazer jornalístico” cada vez mais democrático e plural.

Para o representante da Uece, essa é uma oportunidade não apenas para seu crescimento pessoal e acadêmico, mas também de poder contribuir com o Grupo de Comunicação O Povo, com a Uece e seus estudantes:

“Como acadêmico de Enfermagem da Uece, espero contribuir dentro do Conselho, sendo a voz dos estudantes, levando as pautas emergentes da comunidade acadêmica, sobretudo, dos alunos, a fim de criar uma maior visibilidade das demandas e conquistas no âmbito da Universidade”. E completa: “Será uma experiência de grande relevância, uma vez que me possibilitará um network com os demais jovens leitores. Tal fato me proporcionará perspectivas positivas na minha vida pessoal e acadêmica, no que tange uma maior criticidade e me oportunizará debates de diversos temas que estão em nossos cotidianos, dentro da sociedade de uma maneira em geral”, ressalta José Lima Junior.

O estudante de Enfermagem foi indicado pela Uece, por meio da Pró-reitoria de Políticas Estudantis (Prae), sendo considerado seu perfil e atuação no âmbito acadêmico. Junior, como é chamado, integra o Centro Acadêmico do Curso de Enfermagem, o Programa de Educação Tutorial (PET) e foi eleito recentemente para compor o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade.

A pró-reitora, professora Mônica Duarte, considera de suma importância a representação. “A participação da Uece no Conselho de Jovens Leitores do jornal O Povo é muito importante, tanto para nossos representantes estudantis, que ampliam suas oportunidades de crescimento pessoal e profissional, como para a própria Universidade, que alarga seus canais de comunicação com a sociedade civil organizada e com os movimentos sociais, produzindo e socializando conhecimento em diversas frentes de atuação”.

A gestora enxerga, ainda, uma oportunidade de novas parcerias. “Para nós, é uma excelente forma de articulação com instituições sociais, que podem ser parceiras da Universidade no desenvolvimento de atividades de extensão, de pesquisa, de estágio supervisionado, entre outras; e também de articulação com a imprensa qualificada, de modo a comunicarmos à sociedade o que é a Universidade Estadual do Ceará e tudo que ela oferece como instituição de ensino superior pública, gratuita e de qualidade”, destaca a pró-reitora Mônica Duarte, que saúda o Grupo de Comunicação:

“Parabenizamos o jornal O Povo por esta iniciativa e ficamos felizes com o convite para participar do Conselho, por intermédio de nossos estudantes. São protagonistas que participam ativamente da vida universitária”, finaliza.

Além do representante oficial da Uece, o Conselho conta com mais duas estudantes da instituição, que representam outras entidades sociais em que atuam.

Coordenado pelo diretor corporativo do O Povo, jornalista Cliff Villar, o CJL é responsável por atividades, como reuniões mensais, nas quais os membros poderão sugerir pautas, avaliar os produtos do O Povo e levantar questões para serem debatidas pelo jornal.