Estreia do CINESSCE leva cinema, saúde e debate social à comunidade de Quixeramobim

9 de maio de 2025 - 15:05

No último dia 30 de abril, a Casa de Antônio Conselheiro (CAC), em Quixeramobim, foi palco da estreia do projeto de extensão CINESSCE – Cinema, Educação e Saúde no Sertão Central. A iniciativa, promovida por estudantes de Medicina da FACISC/UECE, em parceria com a CAC e apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e do Instituto Dragão do Mar, tem como objetivo discutir temas relevantes em saúde pública por meio da exibição de obras cinematográficas.

A sessão inaugural contou com a presença de quase 100 pessoas, entre professores e alunos da rede básica, militantes de movimentos sociais e membros da comunidade local. A abertura oficial teve falas de Pedro Igor, gestor da Casa de Antônio Conselheiro; da professora Alana Pires, diretora da Facisc/Uece; e da professora Gislaine Alves de Oliveira, idealizadora e coordenadora do projeto.

Na ocasião, foram exibidos dois documentários da cineasta Eliza Capai: No Devagar Depressa dos Tempos e O Jabuti e a Anta. Ambas as obras abordam como fatores ambientais, mudanças climáticas e condições materiais influenciam diretamente a saúde das populações. Após a exibição, o público participou de uma roda de conversa, onde temas como racismo ambiental, machismo e desigualdade social foram debatidos como causas de adoecimento.

A noite também teve momentos de leveza e celebração, com distribuição de pipoca aos presentes e sorteio de brindes com a identidade visual do projeto, como agendas e garrafas térmicas.

O CINESSCE é realizado por estudantes dos diversos semestres do curso de Medicina da Facisc/Uece, entre bolsistas e voluntários, são eles: Maria Debora Lima dos Santos, Joanna Darc Araújo de Lima, Pedro Yves Lopes Fontenelle, Ruth Maria Moraes Carneiro, Fernanda Sousa Campos Nobre, Kayky Queiroz Fernandes e Thaina Faco de Castro.

Além das sessões mensais na CAC, o projeto prevê exibições itinerantes em escolas, Unidades Básicas de Saúde e organizações sociais de Quixeramobim, fortalecendo os laços entre universidade e comunidade por meio da escuta, do afeto e da construção coletiva de saberes.

Mais informações e programação podem ser acompanhadas no perfil do projeto no Instagram: @cinessce.