Escritório de Cooperação Internacional da Uece divulga oportunidade de bolsas de estudos

29 de novembro de 2022 - 14:01 # # #

O Escritório de Cooperação Internacional (ECInt) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) divulga bolsas de estudos para mestrado nas áreas biológicas pelo programa TROPIMUNDO.

O referido programa consiste em um mestrado conjunto (joint master degree) Erasmus Mundus, financiado pela Comissão Europeia e com selo de excelência em Biodiversidade e Ecossistemas Tropicais, que irá contemplar graduados e graduandos, das áreas biológicas de todo o mundo com, no mínimo diploma de bacharelado (Bachelor of Science), que queiram fazer mestrado fora do país.

O consórcio do programa é composto por oito institutos em países europeus e cinco institutos de ensino superior em países parceiros (não europeus). No primeiro semestre, os alunos começam numa instituição europeia à sua escolha. No segundo semestre, ocorre a experiência de campo e realização de cursos em uma universidade de região tropical. O terceiro semestre é dedicado a uma especialização em uma universidade europeia diferente do primeiro semestre. O quarto e último semestre é dedicado à dissertação de mestrado. Cada trajetória de quatro semestres constitui-se em uma combinação única de cursos e especialidades.

Para tanto, o candidato deve ter proficiência em francês ou, no mínimo, inglês para participar do programa. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 15 de janeiro de 2023. Para acessar a lista completa de cursos com diplomas aceitos a participar do programa, acesse aqui.

Alunos interessados em se inscrever e concorrer à oportunidade de bolsa, devem acessar aqui.

O Escritório de Cooperação Internacional da Uece informa que divulga essa oportunidade a pedido dos organizadores e que não participa deste processo seletivo, não assumindo responsabilidade jurídica, seja pelo resultado da seleção, seja pelas eventuais consequências de sua implementação.