Escola de Gestão Inteligente de Cidades/Uece inicia período letivo em Canindé-CE
30 de agosto de 2024 - 09:58
Depois do lançamento do projeto de extensão Escola de Gestão Inteligente de Cidades, no último 10 de julho, em solenidade presidida pelo reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, na Fecisc (Canindé), foram iniciadas, no dia 26 de agosto, as atividades do curso Inovação na Gestão de Cidades – Inteligência, Sustentabilidade e Democracia, o qual tem como alunos secretários e técnicos credenciados na gestão da municipalidade.
A primeira atividade constou de uma palestra proferida pelo coordenador da Escola, professor da Uece, Hermano Carvalho, intitulada Gestão de Cidades: um modelo inovador de administração pública na trajetória da democracia participativa; e a segunda, no turno da tarde, tratou de Agência, Governança e Sustentabilidade no Setor Público, apresentada pelo professor Felipe Gerhard, ambos do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) do Cesa/Uece.
Na próxima segunda-feira, dia 2 de setembro, a palestra será proferida pela professora do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Andréa Luz, tratando sobre Procedimentos Democráticos na Gestão Pública, encerrando o primeiro ciclo de palestras, versando sobre os temas pilares do Curso.
Saiba mais
A Escola de Gestão Inteligente atuará no fomento do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, com atividades práticas em campo desenvolvidas pelos próprios alunos. A finalidade é coletar dados primários e secundários que reflitam a realidade do município e suas potencialidades gerais. Esses dados serão fundamentais para a idealização e a implementação de soluções inovadoras, com forte participação dos cidadãos e da gestão municipal de Canindé.
Um dos grandes destaques do projeto é a implementação de uma sala de situação que abrigará o sistema VIU (spin-off oriunda da Uece). Este sistema será composto de quatro módulos inteligentes que apoiarão a tomada de decisão dos gestores, baseando-se em dados coletados e analisados durante a execução do curso. Esta abordagem proporcionará uma gestão pública mais eficiente e bem informada.
O projeto conta com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que incentivam ações de extensão na Universidade.