Equipe da UECE é vencedora regional da Maratona da Computação

18 de setembro de 2012 - 13:11

Thiago Nepomuceno, Luis Paulo Freire e Jefferson Quesado, alunos de Computação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), foram os vencedores da etapa regional da XVII Maratona deProgramação, no último sábado, dia 15. Em novembro, o trio irá para o Paraná para disputar uma vaga para a etapa mundial da competição. A coach dos três universitários é a professora Ana Luiza Bessa de Paula Barros, professora do curso.

A competição consiste de uma prova composta de cerca de 10 problemas que têm que ser resolvidos computacionalmente, durante cinco horas, pela equipe, composta por três alunos. “A resolução do problema é submetida a um ´juiz´, que é um computador”, explica a professora Ana Luiza. Se for a resposta certa, balões são trazidos para onde a equipe se encontra. Quanto mais balões, mais acertos. “São balões reais, não virtuais”, esclarece a coach, grande incentivadora dos alunos.

Esta é a razão do nome da equipe da UECE: “Colecionadores de Balões”. Nos dias 9 e 10 de novembro, a equipe cearense estará em Londrina (PR) disputando com mais de 50 concorrentes para ser um dos seis times brasileiros que estarão presentes na final mundial.

O QUE É

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde 1996 e a partir de 2006 vem sendo realizado em parceria com a Fundação Carlos Chagas. A Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso. Neste ano ocorre a 17a. edição da Maratona.

Ela se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins . A competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.