Energia, Transporte e Poluição Atmosférica

25 de abril de 2014 - 13:51 #

Estas são as principais ações de um grupo de pesquisadores que trabalham em uma rede interdisciplinar de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) aqui no Ceará. O tema poluição atmosférica é central nas discussões sobre desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. Em particular, em regiões congestionadas, o tráfego de veículos pode corresponder por mais de 80% das emissões de gases poluentes e, uma boa parcela de particulados descarregados na atmosfera. É nesse cenário que nos dias 15 e 16 de abril parte desta rede esteve em uma ação coletiva para realização de estudos sobre emissões de poluentes atmosféricos associadas ao tráfego urbano em Fortaleza, tendo sido a Avenida Santos Dumont a via escolhida para realização deste experimento.

A equipe trabalha com vários equipamentos científicos, parte deles embarcados em um caminhão categoria VUC (veículo urbano de carga), e outra parte instalada em pontos estratégicos da avenida. Os equipamentos embarcados no veículo trafegam pela via coletando informação sobre funcionamento do motor do caminhão, sobre as características dos gases e particulado (fuligem) emitidos pelo escapamento, além monitorar condições atmosféricas. De modo complementar, os aparatos fixos na avenida realizam medições de volume de tráfego.

Ao final do experimento esse grande volume de informações será processado e analisado pela equipe com a finalidade de fornecer um diagnóstico das emissões típicas dessa categoria de veículo associado às condições de tráfego urbano e como podem afetar a população exposta a tais níveis de emissão analisadas.

A coordenação geral do experimento é do Prof. Dr. Bruno Vieira Bertoncini (Grupo de Pesquisa em Transporte, Trânsito e Meio Ambiente – GTTEMA do DET) da UFC, com coordenadores de áreas afins, como o Prof. Dr. Rinaldo dos Santos Araújo (Laboratório de Tecnologia Química) do IFCE e os Professores doutores Mona Lisa Moura de Oliveira (Laboratório de Conversão Energética e Emissões Atmosféricas) e Francisco Sales Ávila Cavalcante (Laboratório de Biofísica da Respiração), ambos do Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas da UECE.