Encerrada na Uece a XXII Semana Universitária

31 de outubro de 2017 - 13:15

Foi encerrada na última sexta-feira (27), a 22ª edição do maior evento científico e cultural da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A Semana Universitária, iniciada em 23 de outubro, chegou ao fim com cerimônia de premiação dos melhores trabalhos, realizada no Auditório Central, Campus Itaperi.

alt

A solenidade foi presidida pelo reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, que falou sobre o tema da Semana, “Educação e Política no Brasil: o papel da universidade”, ressaltando a capacidade de resistência política e social da Uece e de produção do conhecimento: “A Universidade é esse lugar de resistência e de produção de uma vida intelectual crítica. Estamos fazendo isso lutando e resistindo, criando e resistindo, criando e lutando. É essa a básica questão do nosso tema: lutar, resistir e criar”.

alt

De acordo com a coordenadora geral da XXII Semana Universitária e pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Nukácia Meyre Araújo, o evento “foi um sucesso e, mais uma vez, mostra sua consolidação na Universidade. Foram mais de 3 mil trabalhos apresentados, mais de 3 mil estudantes de Ensino Médio da capital e do interior em nossa Feira das Profissões, mais de uma tonelada de alimentos arrecadados na Ação Uece Solidária, enfim, foi um evento de que realmente nos orgulhamos e terminamos com a sensação de dever cumprido”.

alt

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda, esteve presente na ocasião e destacou a importância das pesquisas desenvolvidas na Universidade e a realização da Feira do Conhecimento, que aconteceu no Centro de Eventos, concomitante à Semana Universitária. Inácio deixou ainda uma proposta: “Minha expectativa é que possa juntar tudo isso [Semana Universitária da Uece e Feira do Conhecimento] em uma Feira só, fazer todo esse movimento em conjunto”.

alt

As premiações realizadas na cerimônia foram concedidas aos autores e aos orientadores dos melhores trabalhos apresentados durante o evento, pertencentes ao: II Encontro de Estágio Supervisionado, II Concurso de Monografias de Graduação, III Concurso de Teses e Dissertações, VI Encontro de Bolsistas de Estudo e Permanência Universitária (PBEPU), VII Encontro de Extensão, XXI Encontro de Monitória Acadêmica (PROMAC) e XXVI Encontro de Iniciação Científica.

alt

Um dos trabalhos premiados foi “Estágio curricular em semiologia e semiotecnica: enfoque na aplicação do processo de enfermagem”, de autoria do estudante do curso de Enfermagem  5º semestre, Leanderson Alves dos Santos, sob orientação da professora Shérida Karanini Paz de Oliveira.

Emocionado, Leanderson subiu no palco, com sua supervisora Ana Lívia Girão, ainda sem acreditar que sua primeira pesquisa inscrita para concorrer à premiação no II Encontro de Estágio Supervisionado, foi uma das selecionadas. “Foi uma emoção enorme! Eu não cheguei a chorar, mas, eu estava realmente tremendo. ‘Meu primeiro trabalho para premiação, e ele foi premiado!’ Era o que se passava na minha cabeça. Todo o processo tinha valido a pena naquele momento. Fiquei feliz não só por mim, mas pelos professores também. Esse trabalho foi uma reprodução de todo o conhecimento que eu pude absorver em sala de aula e eu estava sendo reconhecido”.

alt

Outra pesquisa premiada foi “Eficácia de Filme Educativo de Curta-Metragem para o Autocuidado com o Pé Diabético: Ensaio Clínico Controlado Randomizado”, de autoria de Luciana Catunda Gomes de Menezes, sob orientação da professora do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, Maria Vilani Cavalcante Guedes. O trabalho, inscrito no III Concurso de Teses e Dissertações, receberá também Menção Honrosa do Prêmio CAPES de Tese 2016.

alt

Após premiações, a cerimônia foi encerrada com a Orquestra Sinfônica da Uece (OSUECE), regida pelo maestro Alfredo Barros e pelo maestro convidado Rélmerson Lima, egresso do curso de Música da Uece.

alt

A mesa principal do evento foi composta ainda pelo vice-reitor Hidelbrando Soares, os pró-reitores de Graduação, Jerffeson Teixeira de Souza; de Políticas Estudantis, Emerson Mariano; de Extensão, Fernando Roberto Silva; os diretores dos Centros de Estudos Sociais Aplicados, Vladimir Spinelli; de Ciências da Saúde, Glaucia Posso; de Ciência e Tecnologia, Luciano Moura Cavalcante; de Educação, Josete Castelo Branco Sales; de Humanidades , Adriana Duarte Barros; do Instituto de Ciências Biomédicas, Nilberto Robson Falcão; e a diretora da Faculdade de Educação de Crateús (Faec/Uece), Socorro França.

Estiveram também presentes na solenidade, o ex-reitor da Uece, Manassés Claudino Fonteles; o representante da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), Antônio Rodrigues; o representante da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), Maria Cristiane Lopes da Silva; e a secretária adjunta da Seduc, Marcia Campos.

alt

Veja as listas completas dos premiados:

II Encontro de Estágio Supervisionado, II Concurso de Monografias de Graduação e XXI Encontro de Monitória Acadêmica (PROMAC)XXI Encontro de Monitória Acadêmica (PROMAC)

III Concurso de Teses e Dissertações

VI Encontro de Bolsistas de Estudo e Permanência Universitária (PBEPU)

VII Encontro de Extensão

VIII Encontro de Iniciação à Docência (PIBID) – FECLESC