Emoção e alegria marcaram a colação de grau da FECLESC de Quixadá

22 de fevereiro de 2013 - 19:33 #

A cerimônia de colação de grau dos 72 concludentes da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Quixadá, a 154 km de Fortaleza, foi marcada pela alegria dos neoformandos e pela beleza da festa. Presidida pelo reitor da UECE, Jackson Sampaio, a solenidade foi realizada na noite da última sexta-feira (15/02), no Ginásio da Faculdade Católica Rainha do Sertão.

O reitor Jackson Sampaio, como nas solenidades anteriores, entregou um a um os diplomas de graduação dos 72 concludentes.

Em seguida, a concludente Paula Kaianny da Silva Mota (Ciências Biológicas), em nome da turma, fez o juramento. O orador discente, Antônio Marcelo Pereira de Sousa (Pedagogia) foi o primeiro a discursar. Marcelo falou da vivência na Faculdade e lamentou o fim desse capítulo que é inevitável. Enfatizou a formação de profissionais para o mercado de trabalho, sobretudo, os casos de formação de professores e também da perspectiva universal da Universidade, a perspectiva dos serviços à humanidade.

O orador docente dos novos graduandos foi o professor José Deribaldo Gomes, que falou sobre os desafios da Universidade e reforçou: “os desafios que temos, as desigualdades e as contradições”. Ao citar o professor Deribaldo, o Reitor fez referências ao exercício permanente da competência crítica de seu trabalho intelectual.

O reitor Jackson Sampaio encerrou a solenidade com um discurso bem verdadeiro, agradeceu os oradores que falaram anteriormente, destacou a missão da Universidade e que com o passar do tempo essa missão se mantém e outras foram adicionadas. Disse que a FECLESC e a FAFIDAM, juntas, estão iniciando a primeira turma do primeiro Mestrado da UECE no interior do Ceará. O Mestrado é em Educação e Ensino e será sediado na FAFIDAM. Lembrou que três das Faculdades da UECE, no interior do Estado, a FAEC de Crateús, a FECLI de Iguatu e a FECLESC de Quixadá comemoram, em 2013, 30 anos de atividades.

Os formandos distinguiram com Honra ao Mérito, o professor Ricardo de Pádua Cavalcante Lima, e “Aos Nossos Pais” foi a Homenagem Especial. A turma 2012.2 foi batizada com a seguinte frase: “O fim só existe para quem não percebe o recomeço. Somos uma metamorfose ambulante”.

Foram homenageados pelos graduandos os seguintes professores: Rodrigues de Albuquerque Marques (Letras – Português), Antônio Granjeiro Filho (Matemática), Edmilson Alves Júnior (História), Renato Eugênio Oliveira Diniz (Química), Makárius Thaim (Física), Clemilson Nogueira Paiva (Ciências Biológicas), Francisco Carlos Carvalho da Silva (Letras – Inglês) e Keila Andrade Haiashida (Pedagogia).

Os neoformandos concluiram os cursos de Pedagogia (22), Matemática (01), Química (03), Letras – Inglês (08), Letras – Português (17), História (09), Ciências Biológicas (08) e Física (04). O Patrono foi o professor Sander Cruz Castelo (curso de História), Paraninfa, a professora Francimá Campos Rocha (ouvidora da UECE), e Madrinha, a professora Jamili Silva Fialho.

Para o diretor da FECLESC, Jorge Alberto Rodriguez, os novos profissionais formados pela FECLESC serão absorvidos pelo mercado de trabalho das regiões do Sertão Central e do Maciço de Baturité, onde se localizam seus municípios de origem. A FECLESC conta com alunos dos municípios de Baturité, Ibicuitinga, Capistrano, Choro, Ocara, Banabuiu, Quixeramobim, Piquet Carneiro, Milhã, Ibaretama, Quixadá, Itapiuna, Senador Pompeu, Aracoiaba, entre outros.

Todos os momentos da cerimônia de colação de grau da FECLESC foram acompanhados pela Banda de Música Municipal de Quixadá Maestro Nabor Crebilon, composta de instrumentos de sopro e percussão. Integrada por crianças e adolescentes, com idade entre 11 e 18 anos, a Banda tem como regente o professor e maestro José Ferreira Filho.

A solenidade de colação de grau contou com a presença do Vice-Reitor Hidelbrando dos Santos Soares, dos Pró-Reitores de Graduação, professora Marcília Chagas Barreto, e de Políticas Estudantis, professor Antônio de Pádua Santiago de Freitas, diretor da FECLESC, professor Jorge Alberto Rodriguez, Ouvidora da UECE, professora Francimá Campos Rocha, autoridades, familiares dos formandos, professores, servidores, entre outros convidados.