Em parceria com Secult, Uece certificará Mestres da Cultura

9 de setembro de 2015 - 17:10

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Jackson Sampaio, ao lado da chefe de Gabinete, Josete de Oliveira Castelo Sales, dos pró-reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, Jerffeson Teixeira de Souza, de Extensão, Claudiana Nogueira de Alencar, e da presidente da Câmara de Arte e Cultura, Cleudene Aragão, recebeu, sexta-feira, 4, no gabinete da Reitoria, a visita do secretário de Cultura do Ceará, Guilherme Sampaio, e dos secretários adjunto, Fabiano Piúba, e executivo, Ana Maria Fontenele.

alt

O objetivo da visita foi solicitar à Uece parceria para certificar “Mestres da Cultura”, como Notório Saber, a partir de Edital dos “Tesouros Vivos da Cultura”, da Secult, que visa premiar pessoas ou grupos dotados de conhecimentos e técnicas de atividades culturais cearenses.

alt

O reitor acordou com a Secult que encaminhará para apreciação pelo Conselho Universitário da Uece, documento que disponha, de modo específico, normas para esta nova modalidade de Notório Saber, em Cultura Popular, dispensando titulação educacional formal. Com a aprovação, a certificação dos Mestres da Cultura será feita pela Uece, por meio da Pro-Reitoria de Extensão (Proex).

Saiba mais

O edital “Tesouros Vivos da Cultura” tem por objetivo a inscrição, seleção e titulação de até nove pessoas e duas de grupos no Livro de Registro dos “Tesouros Vivos da Cultura” do Estado do Ceará, bem como reconhecer, proteger e valorizar os conhecimentos, fazeres e expressões das culturas populares e tradicionais do Ceará, por meio da titulação dos “Tesouros Vivos da Cultura”, com vistas à preservação da memória cultural e transmissão de seus saberes e fazeres artísticos e culturais.

Serão considerados aptos a serem inscritos no Livro de Registro dos “Tesouros Vivos da Cultura” as pessoas naturais, os grupos dotados de conhecimentos e técnicas de atividades culturais, cuja produção, preservação e transmissão, assim considerados pelas pessoas e órgãos indicados no Artigo 9o, da Lei estadual no13.842, de 27.11.2006, representativas de elevado grau de maestria, constituindo importante referencial da Cultura Cearense.

Após diplomados “Tesouros Vivos da Cultura”, passarão a dispor de alguns direitos, como ter seus projetos recepcionados preferencialmente quando submetidos a certames públicos promovidos pela Pasta da Cultura relativos à área de atuação do diplomado; e terão a percepção de auxílio financeiro, a ser pago, mensalmente, pelo Estado do Ceará, em valor não inferior a um salário de referência (mínimo), que será destinado, exclusivamente, para as pessoas naturais de comprovada carência econômica.

Com a diplomação, os inscritos no Livro de Registro dos “Tesouros Vivos da Cultura” comprometer-se-ão a transferir suas técnicas e conhecimentos a alunos ou aprendizes, através de programas educativos, os quais, quando organizados diretamente pela Secretaria da Cultura do Estado, terão despesas custeadas pelo Tesouro Estadual.