Em parceria com a Uece, Sejus promove Semana do Agente Penitenciário

14 de agosto de 2017 - 15:20

Com o tema “Bem-Estar e Qualidade de Vida do Trabalhador Agente Penitenciário”, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), em parceria com o Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realizou, no período de 1 a 5 de agosto, a Semana Estadual do Agente de Segurança Penitenciário.

alt

No dia 2 de agosto, foram realizadas Práticas Integrativas na sede da Sejus e no Complexo Penitenciário de Itaitinga II. A professora do curso de Medicina, Graça Barbosa Peixoto, e a professora convidada, Daniele Vasconcelos Fernandes Vieira, estiveram à frente da atividade.

As docentes participaram ainda da mesa redonda sobre qualidade de vida e saúde, ocorrida no dia 4, ao lado do professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcelo Ferreira, e da médica psiquiatra da Sejus, Márcia de Vasconcelos Gomes.

alt

“Reconhecemos que vários são os fatores de risco da profissão do Agente Penitenciário na execução de suas atividades. Conhecer a dinâmica da produção das novidades geradas em seu cotidiano para viabilizar medidas de proteção, prevenção e promoção da saúde e qualidade de vida, é extremamente relevante. Estudos recentes evidenciam que o Agente Penitenciário apresenta baixa qualidade de vida e uma menor satisfação na realização de suas atividades e, consequentemente, comprometimento da saúde mental e da qualidade de vida”, ressaltou Graça Barbosa.

alt

Na ocasião, foi apresentada uma síntese do que foi consolidado durante a Semana e foram dialogadas questões que remetem à saúde do agente penitenciário no Brasil e no Ceará, traçando interfaces com a gestão, os modos de pensar, cuidado e o bem-estar desses sujeitos, além de sua identidade e de sua missão como ressocializador e reintegrador, bem como mediadores e articuladores entre a justiça e a sociedade civil.

alt

A professora Daniele Vasconcelos enfatizou que “as atividades práticas com as Terapias Integrativas e o profícuo diálogo que permeou a Semana Estadual do Agente Penitenciário com enfoque no bem-estar e qualidade de vida são sementes que lançamos na perspectiva de criar espaços e condições de conscientização sobre o cuidado de desse trabalhador e chamar atenção para suas reais necessidades de saúde”.

alt

Durante o evento, foram oferecidas terapias como Reiki, Barras de Access, Rene Mey, Quiropraxia, Massoterapia, Auriculoterapia, Musicoterapia, Florais de Saint Germain, Argiloterapía, Tai Chi Chuan, Terapia Comunitária e, simultaneamente, atividades de rastreamento de doenças crônicas, com aferição de PA, Medidas de Glicemia, IMC, Relação Cintura-Quadril.

alt

O evento contou ainda com o apoio da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn – seção Ceará), com a contribuição das especializandas do Curso de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva e de Enfermagem em Nefrologia; do Grupo Pro Enaisa Estácio; de representação da Organização Saint Germain no Ceará e do Grupo Rene Mey em Fortaleza; além da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Ícaro de Sousa.