Em parceria com a Uece, mais de 500 alunos concluem Capacitação Profissional
6 de fevereiro de 2018 - 14:09
Cerca de 570 alunos, sendo 46% deficientes, receberam, no último dia 31 de janeiro, no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista, seus certificados de conclusão dos cursos a distância que integraram o Programa de Capacitação Profissional, realizado pelo Laboratório de Ensino a Distância (Lead), da empresa Dell Computadores Brasil, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece (Iepro) e Prefeitura de São Paulo.
Além da certificação dos concludentes e de apresentações artísticas, os alunos que se destacaram durante o programa foram homenageados. Também durante o evento, um balcão de empregos recebeu os currículos dos recém-formados com o objetivo de direcioná-los ao mercado de trabalho.
Ao todo, foram ofertados cinco cursos a distância, durante seis meses: Introdução à Lógica de Programação; Introdução à EaD; Informática Prática; Empreendedorismo e Ética; e Fundamentos de POO em Java. A plataforma utilizada no programa dispõe de uma janela com intérprete de libras e uma equipe preparada para atender a todos os tipos de deficiências e dificuldades encontradas pelos estudantes. Há tutores para tirar dúvidas dos alunos e estimulá-los no aprendizado.
Sobre o Laboratório de Ensino a Distância Lead
Em setembro do ano passado, foi inaugurado no Campus do Itaperi, em Fortaleza, a segunda unidade do Lead. O laboratório foi criado pela Dell, em Fortaleza, por meio da parceria com a Uece, para pesquisar e desenvolver soluções de ensino a distância que aumentem as oportunidades de empregabilidade de pessoas com deficiência no Brasil. O resultado deste trabalho foi a criação de uma plataforma on-line e um aplicativo Android, com diversos cursos e inúmeras ferramentas agregadas, que facilitam a aprendizagem do aluno e tornam o ensino acessível.
Todas as soluções desenvolvidas são testadas por um grupo de pessoas com deficiência que aferem a qualidade e acessibilidade dos produtos. A inovação das soluções criadas pela Dell é reconhecida pela comunidade científica nacional e internacional, e já foi apresentada em diversos congressos, realizados em Atenas/GR, no Kansas/USA, e nos principais eventos sobre educação realizados no Brasil.
Com informações do Iepro