Em Colação de Grau, vice-reitor fala sobre compromisso dos novos profissionais

21 de janeiro de 2019 - 18:17

“Quando vocês assumem, por meio do juramento oficial, o compromisso com o desenvolvimento do Brasil, é necessário fazer uma reflexão”. Esse foi um dos principais pontos falados em discurso pelo vice-reitor, em exercício da Reitoria da Uece, professor Hidelbrando Soares, enquanto presidente da cerimônia de Colação de Grau ocorrida no último dia 15 de janeiro, no Palatium Buffet.

Naquela noite, colavam grau 234 graduandos dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem e Nutrição, do Centro de Ciências da Saúde (CCS); Medicina Veterinária, da Faculdade de Veterinária (Favet); Geografia, Ciências da Computação, Matemática, Química e Física, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

“Quando a gente se compromete com o desenvolvimento do Brasil e, portanto, também com o desenvolvimento do Ceará, a gente precisa refletir com que desenvolvimento estamos nos comprometendo”, provoca o vice-reitor.

“O desenvolvimento do Brasil precisa ser para todos, (…) com inclusão daqueles a quem está sendo negado, até os dias de hoje, o exercício da cidadania. Esse comprometimento deve ser com um desenvolvimento que seja verdadeiramente inclusivo”, concluiu Hidelbrando Soares, buscando conscientizar os formandos que eles integram uma minoria com direitos ainda distantes de muitos e que agora têm a missão de contribuir com a sociedade.

Com o mesmo pensamento, a oradora docente, Camila Dutra dos Santos, vinculada ao curso de Geografia, deixou a questão “Como o trabalho de vocês poderá melhorar a sociedade em que vivem?”. A professora fez ainda a convocação: “Convoco a todos/todas vocês a fazerem jus à formação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada que tiveram nesta Universidade”. E concluiu: “Lutemos por um Brasil democrático, livre e bom socialmente para todos e todas, não apenas para uma minoria”.

O orador discente, Ailson de Araújo Correia, concludente do curso de Educação Física, também chamou a turma para uma reflexão, mas esta olhando para tudo que viveram e/ou deixaram de viver para chegar até aquele importante momento. “A vida não é fácil! Essa frase me fez uma pessoa mais forte e preparada perante as inúmeras adversidades que surgiram ao longo desse período. Lembremos o primeiro desafio comum que vencemos. ‘Não foi fácil’ passar pelo verdadeiro ‘funil’ que é o vestibular da Universidade Estadual do Ceará”, lembrou.

Mesmo diante dessa certeza de que “nunca foi e nunca será fácil”, eles continuaram seguindo firmes. “Sinto-me muito orgulhoso, pois tenho plena convicção de que estamos nos formando em uma das melhores universidades do Brasil. Além disso, estou certo de que faremos da ciência e da ética a base de nossa conduta profissional, a fim de estabelecer coerência e assertividade em nossas ações”, concluiu Ailson Correia.

A cerimônia foi abrilhantada por apresentação do Quinteto de Sopros Alberto Nepomuceno, que tem à frente o professor do curso de Música da Uece, Heriberto Porto.

Estiveram presentes ainda na mesa principal, os pró-reitores de Graduação, Mônica Cavaignac; de Políticas Estudantis, Emerson Mariano; e de Extensão, Fernando Roberto Silva; o procurador Educacional Institucional, Jerffeson Teixeira de Souza; os diretores dos Centros de Ciências e Tecnologia (CCT), Luciano Moura Cavalcante, e de Ciências da Saúde (CCS), Gláucia Posso Lima; e o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Isaac Neto Góes da Silva.