EdUece lança “Interioranas: Escritos sobre Literatura” na Estação da Artes

5 de junho de 2024 - 16:07

Será lançada nesta quinta, 6 de junho, às 17:00, na Estação da Artes, a publicação ‘Interioranas: Escritos sobre Literatura’, produção que apresenta uma coletânea de textos sobre crítica literária escritos pelas alunas e alunos do curso de graduação em Letras Língua inglesa da Uece, campus FECLI, em Iguatu.

A coletânea apresenta 12 textos inéditos, entre artigos, ensaios e resenhas sobre a literatura de língua inglesa, literatura universal clássica e contemporânea, e análise de tradução literária. O projeto foi idealizado pela professora Sara Benvenuto em 2019, e a publicação foi organizada por ela, pela professora Isabela Damasceno e pela discente Carla Serafim. Em 2022, projeto foi contemplado no XII Edital Ceará de Incentivo às Artes, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), e publicado pela Editora da Uece (EdUece).

“Interioranas: Escritos sobre Literatura” é um livro que apresenta uma variedade de perspectivas sobre literatura, em maior parte de língua inglesa, e suas conexões com os horizontes culturais, as vivências e o ambiente acadêmico particular de estudantes de um curso de Letras localizado no interior do estado do Ceará. A obra destaca a riqueza e a diversidade das vozes literárias que ecoam nos recantos mais íntimos do nosso estado, explorando temas que vão desde discussões clássicas do Santo Graal até as complexidades da experiência humana com a palavra em Stênio Gardel.

Cada artigo, ensaio, ou resenha dentro deste volume ilustra o percurso de apropriação literária entre as escritoras e suas obras literárias discutidas, oferecendo uma visão panorâmica da crítica literária de autoria feminina, em sua maioria, do interior do Ceará. “Interioranas” é mais do que uma simples coletânea; é um testemunho da vitalidade da cultura literária cearense e uma homenagem à criatividade e à resiliência de suas escritoras e pesquisadoras.

Sobre as Organizadoras

Sara Benvenuto é professora assistente do Curso de Letras em Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas da Universidade Estadual do Ceará/UECE, campus da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu/FECLI. Possui doutorado e mestrado em Linguística Aplicada, com ênfase em Tradução Audiovisual Acessível, pelo programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada – PosLA/UECE. Sara também tem formação em realização audiovisual pela New York Film Academy e atua principalmente nas áreas de roteirização, direção e produção cinematográfica.

Isabela Damasceno é professora assistente no Curso de Letras em Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas da Universidade Estadual do Ceará – UECE, campus da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI. É doutoranda do Programa de Pós-graduação em
Educação da Universidade Estadual do Ceará e Mestre em Linguística Aplicada pela mesma universidade.

Carla Serafim é graduanda do Curso de Letras em Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas da Universidade Estadual do Ceará – campus FECLI. É residente do Programa de Residência Pedagógica, produtora cultural, roteirista e audiodescritora.