ECint/Uece adquire exames de proficiência em língua inglesa TOEFL-ITP

20 de dezembro de 2023 - 14:24

A Universidade Estadual no Ceará adquiriu 150 exames de TOEFL-ITP, no último dia 13 de dezembro. Esta é a segunda vez que a Uece adquire exames TOEFL-ITP desde que o programa Idiomas Sem Fronteiras foi descontinuado na universidade, se mantendo, portanto, entre as universidades brasileiras que disponibilizam o exame para os estudantes.

A aquisição desses testes é importante, antes de tudo, por seu caráter inclusivo. Esta, que integra um conjunto de ações de política linguística da Reitoria da Uece, busca compensar o perfil socioeconômico da comunidade acadêmica da universidade mediante acesso a esse exame de proficiência em língua inglesa de forma gratuita. Além disso, trata-se da principal forma de atestar a proficiência em inglês disponível para os estudantes dos Programas de Pós-Graduação que desejam concorrer a bolsas PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche do Exterior).

O Escritório de Cooperação Internacional (ECint) da Uece ressalta que, embora a CAPES tenha flexibilizado as regras de comprovação de proficiência em língua estrangeira para estudantes de doutorado participarem do PDSE, a instituição que acolhe o estudante no exterior pode requerer que a proficiência em língua estrangeira seja comprovada de acordo com suas regras internas.

As aplicações continuarão a ser coordenadas pelo Escritório de Cooperação Internacional e poderão ser realizadas em duas modalidades, presencial ou online. O professor Tobias Sales, assessor do ECINT, responsável pelas aplicações das provas, ressalta a importância da Uece proporcionar aos seus alunos os exames TOEFL-ITP gratuitamente, “Trata-se de uma ferramenta fundamental para que a Universidade conheça o nível de língua inglesa de seu corpo discente, um movimento básico para a instituição que almeja a sua internacionalização”.

A partir do mês de janeiro de 2024, o ECint divulgará as chamadas para inscrições no exame.