Doutorando em Ciências Fisiológicas profere palestra para Rede coordenada por USP e UFRJ

30 de julho de 2021 - 16:32

A imagem traz print de sala virtual com três pessoas, sendo dois homens e uma mulher. São eles: Ricardo Fernandez Perez (UFPR), Pablo do Nascimento Uchoa (UECE) e Maria Oliveira de Souza (USP)

O estudante do curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF/Uece), Pablo do Nascimento Uchoa, proferiu palestra no último dia 27 de julho, a convite do projeto Seminários Margarida de Mello-Aires, promovido pelo Renal em Rede, uma rede nacional de pesquisadores na área de Fisiologia e Fisiopatologia Renal, coordenada pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A palestra teve como tema Efeito diurético do pinitol em animais normotensos ou hipertensos DOCA/sal. “Quando fui convidado pelo Renal em Rede me senti muito honrado. Tive a oportunidade de me reunir com renomados professores e pesquisadores, o que tornou o momento enriquecedor”, destaca Pablo Uchoa.

Sob orientação do professor Nilberto Nascimento, o doutorando da Uece estuda o tema desde o mestrado, também realizado pelo PPGCF, vinculado ao Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB/Uece). “Sempre gostei muito de fisiologia renal. Foi nessa área que defendi meu mestrado, trabalhando com diabetes, com obtenção de interessantes resultados. Isso se estendeu ao doutorado, mas agora no modelo de hipertensão, dentro da fisiologia renal. É uma área que me sinto muito à vontade”, comenta Pablo.

O projeto Seminários Margarida de Mello-Aires é composto por uma série de webnários, que visam prestigiar a Ciência aplicada à Fisiologia Renal, com o objetivo de criar uma network de pesquisadores embutidos de um único ideal: divulgar e tornar acessível a ciência básica e translacional em fisiologia renal. Os Seminários homenageiam as contribuições inovadoras da ex-professora da USP, Margarida de Mello-Aires.