Documentário de projeto da Uece vence 1º lugar no Festival Queentura
27 de fevereiro de 2025 - 11:52
O documentário Professoras Travestis, desenvolvido a partir de Projeto de Iniciação Artística da Pró-reitoria de Extensão (Proex/Uece), conquistou o 1º lugar na categoria Produção Audiovisual do Festival Queentura. A iniciativa foi coordenada pelo professor da Faculdade de Educação de Crateús (Faec/Uece), Daniel Silva, com a colaboração do bolsista de iniciação artística e estudante do curso de Pedagogia, Juraci Lopes.
O professor Daniel Silva conta que a ideia do documentário premiado surgiu como parte de sua pesquisa de doutorado, realizada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, para a qual quatro professoras travestis, Sayonara Nogueira, Sara York, Natania Costa e Flávia Amorim, foram entrevistadas sobre suas histórias de vida, desde a infância, perpassando todo período escolar da educação básica até a universidade, chegando em suas atuações em sala de aula enquanto docentes.
Professora Sara York
A produção traz os depoimentos das professoras travestis que se formaram em universidades públicas no Brasil e conquistaram seus espaços como docentes. Suas trajetórias são marcadas pela resistência, superação de preconceitos e compromisso com a educação como ferramenta de transformação social. Ao dar voz a essas educadoras, o documentário busca reforçar a importância da diversidade na docência e inspira novas gerações a lutarem por um ensino mais inclusivo e representativo.
Professora Sayonara Nogueira
Em um dos trechos da entrevista, professora Sayonara Nogueira ressalta: “Eu acho que, por obrigação, toda escola deveria ter uma professora trans, como coordenadora pedagógica, como bibliotecária ou dentro da sala de aula, para humanizar esse ambiente, porque a escola, infelizmente, é um espaço ainda muito hostil para aquela pessoa que foge dos padrões”.
Professora Flávia Amorim
Professor Daniel compartilha um pouco do processo de produção do documentário. “As entrevistas foram gravadas, mas aquele material não havia sido utilizado ainda. Com a oportunidade do projeto de iniciação artística, com a colaboração de um bolsista, entramos em contato com as professoras entrevistadas, buscando saber como elas estavam dois anos após as gravações iniciais. Foi um longo processo, pois havia aproximadamente 2 horas de entrevista com cada uma das professoras. Construir um documentário exige um olhar atento para que não se torne cansativo e para que consigamos fazer recortes e encaixes dos trechos selecionados que mantenham a fluidez e não comprometa a compreensão do telespectador. Recortar 8 horas de produção em aproximadamente 30 minutos exige assistir e analisar incontáveis vezes cada entrevista”, compartilha o professor Daniel.
Professora Natania Costa
O projeto foi concluído em dezembro de 2024, e no início de 2025 foi inscrito no Festival Queentura, sendo ele um projeto cultural que celebra a diversidade LGBTI+ nas comunidades dos Sertões de Crateús; com o objetivo é dar visibilidade às expressões artísticas e culturais da população LGBTI+, criando um espaço seguro e acolhedor para artistas e ativistas. O projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura (Secult), com recursos da Lei Complementar 195/2022. Conta também com a parceria da Cabeçada Produções.
Clique aqui para assistir ao documentário Professoras Travestis