Docentes de universidades cearenses se reúnem na Uece para discutir formação de professor

16 de janeiro de 2020 - 12:24 # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou na última segunda-feira (13/01), o Seminário “As Licenciaturas nas IES Estaduais Cearenses no Contexto da BNC-Formação: reflexões e perspectivas”. O evento aconteceu no auditório Paulo Petrola, no campus Itaperi, das 8h30 às 17h, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Centro de Educação (CED), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade.

O Seminário reuniu, aproximadamente, 90 professores e coordenadores dos cursos de licenciatura das universidades Estadual do Ceará (Uece), Regional do Cariri (Urca) e Estadual Vale do Acaraú (Uva), além de docentes convidados de instituições federais.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, professora Monica Cavaignac, o evento foi de grande relevância. “Consistiu em promover uma reflexão crítica e coletiva acerca da nova proposta do governo federal para a formação de professores no Brasil e a defesa da qualidade dos cursos de licenciatura nas universidades públicas, tendo como base as experiências e perspectivas das três universidades estaduais do Ceará na construção e atualização dos projetos pedagógicos de cursos”.

Durante o Seminário, aconteceram as mesas redondas sobre Concepções de Docência e Formação de Professores nas DCN 02/2015 e na BNC-Formação, com os professores pesquisadores da Uece, Isabel Sabino e Nilson Cardoso; e sobre Currículos das Licenciaturas: implicações da BNC-Formação nos PPC, com representantes das Pró-Reitorias de Graduação das três universidades estaduais, Mônica Cavaignac e Mazza Maciel (Uece), Adriana Campani (Uva) e Antônia Carlos (Urca).

Para a pró-reitora da Uece, o momento foi bem-sucedido. “Consideramos o evento muito produtivo em termos de participação quantitativa e qualitativa dos professores no debate, assim como em termos de encaminhamentos, uma vez que os organizadores e participantes produziram uma agenda de outros eventos para dar continuidade à discussão sobre a temática”, finalizou Monica.