Docente e discentes de Medicina lançam e-book com metodologia lúdica sobre parasitologia

25 de junho de 2021 - 12:04

Parasitologia Humana é um tema de grande relevância para profissionais e estudantes de cursos da área da Saúde. Por meio de seu estudo, é possível entender como o homem entra em contato com organismos que podem, sob certas condições, desencadear as doenças parasitárias. Para contribuir com essa compreensão, a professora do curso de Medicina da Uece, Tatiana Paschoalette Bachur, e seu alunos Anne Karoline Araújo Rocha e Tiago de Sousa Viana, lançaram o e-book gratuito Parasitologia Humana Básica – resumos, mapas mentais e atividades.

A proposta da obra não é de substituir os importantes livros e textos da área, tampouco esgotar o conteúdo em Parasitologia Humana. Ao idealizar o e-book, os autores se propuseram a construir um material para consulta rápida e, ao mesmo tempo, trazer leveza e ludicidade ao estudo da Parasitologia. O objetivo do livro é ser uma contribuição a mais para o estudante, oferecendo diferentes estratégias de aprendizado e memorização para auxiliá-lo na compreensão e fixação do conteúdo em Parasitologia Humana.

“O livro tem como característica a abordagem objetiva, simplificada e lúdica de temas importantes dentro do contexto da Parasitologia Humana, apresentando não apenas textos e teorias, mas, também, esquemas sobres os assuntos, os chamados mapas mentais, que facilitam o estudo dos conteúdos, além das atividades complementares em vários capítulos, com paródias, cordel, história, estudos dirigidos ou game”, explica a professora Tatiana Bachur.

A docente esclarece, ainda, que a Parasitologia se dedica ao estudo dos parasitos e das doenças causadas por eles, as parasitoses, contemplando o estudo de protozoários, helmintos e artrópodes vetores de doenças, além dos ectoparasitos (como piolhos, pulgas sarna e carrapatos). As parasitoses são bastante comuns no país, como as chamadas verminoses, e muitos parasitos são responsáveis por doenças graves como a doença de Chagas e a malária.

O e-book foi lançado pela editora Amplla e pode ser baixado clicando aqui.