Docente do PPGE/Uece se torna membro de comissão do Instituto de Ciencias de la Educación

19 de novembro de 2024 - 11:01

 

O professor assumiu também, neste ano, lugar como membro da Comissão Coordenadora do Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA)

O professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/Uece), João Batista Carvalho Nunes, foi convidado para se tornar membro da Comissão Assessora Externa do Instituto de Ciencias de la Educación (ICE) da Universidad de Santiago de Compostela (USC) – Espanha. A Comissão é um órgão consultivo formado por cientistas de prestígio na área de atuação do Instituto.

Com sua designação aprovada no último mês de outubro, o docente da Uece fala sobre sua satisfação e a relevância de integrar a Comissão. “Senti-me muito feliz e honrado pelo convite da diretora do ICE/USC, profa. Dra. Carmen Morante, para ser membro da Comissão Assessora Externa do Instituto. Representa a oportunidade de contribuir com a política de pesquisa desse importante Instituto de investigação da Espanha, além de favorecer o processo de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Educação e, em sentido amplo, da própria Uece”, enfatiza o professor João Batista. A designação é para um período de quatro anos, podendo ser renovada.

Também neste ano de 2024, em agosto, após eleição, o docente do PPGE assumiu lugar como membro da Comissão Coordenadora do Fórum de Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes (FCHSSALLA), por um período de dois anos, como representante da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), sendo permitida mais uma recondução.

O FCHSSALLA atualmente compreende 57 associações e sociedades científicas ligadas às Humanidades. Seu intuito é promover a reflexão, o debate e ações para o desenvolvimento de políticas científicas e de inclusão social, objetivando superar desigualdades estruturantes da sociedade brasileira, provocando o debate com agências de fomento, parlamento, ministérios e sociedades científicas ligadas à promoção da ciência brasileira.

Para o professor João Batista, ser membro também dessa Comissão “representa uma oportunidade de compartilhar a experiência adquirida como pesquisador da área de Educação e, em particular, vinculado à Uece, uma universidade pública estadual do Nordeste brasileiro. O Fórum é um espaço importante para se tratar sobre diversos aspectos que impactam a política científica e a formação de pesquisadoras e pesquisadores, principalmente nas Humanidades”.