Docente da Fafidam coordena excursão técnica do Sistema Brasileiro de Relevo
12 de novembro de 2024 - 11:45
O professor da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam/Uece), Francisco Leandro de Almeida Santos, integrou a equipe de Coordenação da 3ª Excursão Técnica do Sistema Brasileiro de Classificação do Relevo (SBCR), ocorrida no último mês de outubro, durante o XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, realizado na UFPB, em João Pessoa – PB. A Excursão contou também com a participação de outro docente da Uece, Davi Rabelo, vinculado ao Centro de Ciência e Tecnologia (CCT).
O SBCR é chancelado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com a Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais do Brasil (CPRM) e União da Geomorfologia Brasileira (UGB), e a colaboração de pesquisadores de instituições de ensino superior de todo o Brasil com expertise na área de Geomorfologia.
Atualmente, o SBCR promove a revisão nos critérios de mapeamento do relevo brasileiro nos níveis de 1° e 2° táxon, que serão divulgados em breve, no intuito de estabelecer um sistema taxonômico, que possua uma linguagem comum e acessível com foco na padronização cartográfica, estruturação e recomendação da sua representação, possibilitando elaborar mapas autoexplicativos das macroformas de relevo do país.
Contando também com a coordenação dos professores Vanda Claudino Sales (UFPel) e Rosangela Botelho (IBGE), a 3ª Excursão Técnica do SBCR, intitulada “Montanhas, Planaltos da Borborema, Superfície Sertaneja e Inselbergs da Paraíba”, teve como ponto de partida a cidade de João Pessoa com destino ao município de Texeira – PB, percorrendo cerca de 712 km, em diversas paisagens geomorfológicas planálticas e montanhosas da Borborema, que seguem os controles estruturais do Lineamento Patos.
As discussões contribuíram para o avanço do SBCR e para o refinamento do Mapa do Relevo Brasileiro de 1º táxon. Além disso, a 3ª Excussão Técnica deixará como legado a publicação de um livro.
O docente da Fafidam/Uece reconhece o trabalho de toda a equipe. “É importante ressaltar a participação e contribuição científica dos demais membros do SBCR, em particular, os professores Saulo Vital (UFPB), coordenador geral do XX SBGFA; Quésia Duarte (Uema) e Davi Rabelo (CCT/Uece). A elaboração do roteiro contou com a valorosa expertise do professor Iaponan Cardins (UPE), legítimo conhecedor da Geografia do Seridó Paraibano”, ressaltou Francisco Leandro, que acrescentou que a excursão somou ainda a participação de profissionais de todo o Brasil, além de pesquisadores vindos de Portugal, Haiti, Servia e Moçambique, “mostrando o grande alcance que o SBCR tem atingido no cenário das geociências no país e no exterior”.