Diretor do Parque Gráfico da UECE é homenageado pela ALACE

25 de março de 2009 - 12:51 #

Os dons artísticos de João Evangelista dos Santos, diretor do Parque Gráfico da Universidade Estadual do Ceará (UECE), valeram-lhe a outorga do Diploma de Amigos da Academia de Letras e Artes do Ceará (ALACE). A entrega do título ocorreu durante solenidade que a entidade realizou em homenagem ao mês da mulher, em que se celebra o Dia Internacional da Mulher. A iniciativa do presidente da ALACE, Reginaldo Vasconcelos Atayde, em homenagear João Evangelista, foi em virtude de sua  exposição individual de fotos artísticas, no espaço da Academia, tendo como tema a mulher. A presença da UECE foi marcada também no evento, pelo maestro Luís Prata, formado pelo curso de Música dessa Universidade, e, juntamente com o seu grupo, apresentou um roteiro musical de canções populares.

A arte utilizada por Evangelista para criar o pôster da UECE em homenagem a mulher deixou o presidente da ALACE impressionado, motivando-o a pedir permissão a UECE para utilizar a mesma arte no convite para os festejos do Dia Internacional da Mulher, promovido pela entidade. Além do cartaz contendo fotos de seis mulheres de destaque e que está no outdoor na entrada do Campus do Itaperi, a ALACE pediu mais algumas fotos, as quais foram cedidas e continuam expostas na Academia. O presidente Reginaldo Vasconcelos já agendou para maio de 2009 o retorno de João Evangelista à ALACE, com  uma Exposição Individual.

Vários outros trabalhos já foram realizados por João Evangelista. Um exemplo foi o da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), quando participou, a pedido da primeira vice-presidente da Instituição, Wânia Dummar, da Oficina de Produção Artística com a Etnia Tremembé, em Itarema. Ainda na FIEC, fez parte de uma exposição fotográfica, por ocasião da Oficina de Produção e Danças Indígenas. No Shopping Benfica, João realizou uma mostra individual, com 30 posters, sobre o tema “A Fé do Religioso do Sertão”

João Evangelista, atual diretor do Parque Gráfico, entrou para o quadro de servidores da UECE como desenhista, há 29 anos. Como fotógrafo faz fotos artísticas, as quais foram mostradas em várias exposições individuais e coletivas. A solenidade da ALACE contou com a presença de autoridades das diferentes áreas artísticas, como pintura, música, críticos literários, entre outros convidados.