Dia da Consciência Negra
20 de novembro de 2024 - 08:00
O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, é um marco de resistência e celebração. É uma data que nos remete à Zumbi dos Palmares, símbolo da luta pela liberdade e igualdade, e para o reconhecimento das diversas contribuições do povo negro na formação cultural, econômica, social e histórica do Brasil, assim como dos diversos entraves para sua integração na sociedade de classes.
Mais do que um dia de celebração, é um momento de reflexão sobre a importância do combate ao racismo e às desigualdades que ainda persistem como estruturas, com destaque para o acesso à educação superior. É momento de legitimar ainda mais as diversas políticas inclusivas, ações afirmativas e de valorização da cultura negra, essenciais para a construção de um país mais justo.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Acompanhamento da Política de Cotas Étnico-raciais (NUAPCR), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Emanuel Freitas, a promoção de políticas públicas de equidade, inclusão e permanência àqueles que sofrem historicamente com a discriminação são sempre ações fortalecedoras do pilar democrático do interesse público. Isso inclui tanto a existência, como a formação e o aprimoramento de comissões de heteroidentificação que asseguram a efetivação da política de cotas para seus destinatários de fato.
Que este dia provoque reflexões em cada um e que favoreça a inspiração para ações que promovam o respeito, a equidade e o reconhecimento da pluralidade que define uma sociedade. Celebrar a Consciência Negra é reforçar o compromisso com um futuro onde todos possam viver com dignidade, mas que se inicie no longo presente!