Dia da Consciência Negra é lembrado em Colação de Grau do CH/Uece

25 de novembro de 2019 - 11:24 # # # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) acaba de formar mais 106 novos profissionais da área de Humanas. Os concludentes dos cursos de Letras, Psicologia, Ciências Sociais, Filosofia, História e Música, vinculados ao Centro de Humanidades (CH), colaram grau na última quarta-feira (20/11), no campus Itaperi, em cerimônias realizadas às 15h e às 17h.

Representando o corpo discente, o formando do curso de História, Thiago Alves, parabenizou a todos. “Aos concludentes, parabenizo por esta conquista, mas que sempre permaneça o gosto da ambição de buscar cada vez mais e alçar voos ainda mais altos, não apenas na vida acadêmica”, destacou.

A também representante discente, Kessya Steicy Silva, do curso de Letras, lembrou que na data comemorava-se também o Dia da Consciência Negra. “Hoje, 20 de novembro, não celebramos somente a nossa tão sonhada Colação de Grau, como também o Dia da Consciência Negra. Data extremamente importante que vai além do reconhecimento dos descendentes africanos na Constituição e na construção da sociedade brasileira. Ela traz consigo a luta de um povo que pede igualdade em uma sociedade tão elitista embranquecida e patriarcal como a nossa”.

O presidente da cerimônia e vice-reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, ressaltou, “nesse Dia da Consciência Negra, destacamos a Lei de Cotas como uma das grandes conquistas da sociedade brasileira. Democratizar o acesso à educação superior foi uma das políticas reparadoras mais importantes no Brasil, permitindo a presença significativa da população negra e pobre nas universidades”.

Professor Hidelbrando destacou que “a desigualdade social continua sendo um dos grandes entraves ao desenvolvimento social e ao exercício da cidadania para grande maioria do povo brasileiro. Nós que fazemos universidade pública não podemos naturalizar essa apartação social”.

E lembrou aos formandos de honrar a conquista diante do compromisso que assumem com a sociedade. “Esse diploma deve gerar em vocês um compromisso com a sociedade que os financiou. Lembrem-se que o dinheiro que financia esta universidade pública não vem apenas dos mais ricos, pelo contrário, vem da massa de trabalhadores que produzem as riquezas do nosso estado, do nosso país”, destacou o vice-reitor.

O orador docente, professor do curso de Ciências Sociais, João Tadeu de Andrade, ressaltou outro compromisso. “Quero destacar nesta hora o importante legado que todos os concludentes recebem nestas formações acadêmicas e a irrecusável tarefa de fazer progredir esta área do saber universal na modernidade. Estou a me referir ao cultivo das Humanidades”.

O professor do curso de Música, Potiguar Fontenele (maestro Poty), também representante docente, enfatizou que “a vida acadêmica se abre agora, mais que antes, aos que querem se aprofundar em conhecimento. As possibilidades são infindas. Nunca se esqueçam da importância de suas atitudes e pensamentos na transformação do mundo”.

Chegado o momento mais importante das solenidades, os concludentes realizaram o juramento oficial e receberam do vice-reitor a esperada outorga do grau universitário.

As cerimônias contaram com apresentação da aluna do curso de Música, Tielli Farias, e do grupo de violões Quartzo Verde.