Dia da Árvore, dia de parar, pensar e cuidar

21 de setembro de 2015 - 12:55

 

No Brasil o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro devido a véspera da primavera. É nessa estação que as árvores ficam mais verdes e, em muitas delas, surgem lindas flores, como é o caso dos conhecidos Ipês, no Campus do Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

 

alt

Foto: André Luís Saraiva

 

Com a grande variedade em nossos Campi, assim como em todo e qualquer lugar, essas árvores oferecem uma série de benefícios silenciosos capazes de melhorar a vida no planeta. Quem nos conta alguns desses benefícios e a necessidade da conscientização dos cuidados ao que nos faz tão bem, é o professor do curso de Ciências Biológicas da Uece, Oriel Herrera Bonilla:

 

Árvores – tão belas longevas e majestosas, mas pouco compreendidas e valorizadas, quanto aos serviços e benefícios ecossistêmicos que prestam a sociedade e a toda forma de vida, motivos que nos devem levar a respeitá-las e cuidá-las. No campus do Itaperi da UECE em Fortaleza, apresentamos uma grande diversidade de espécies e tamanhos de árvores que oferecem de forma silenciosa serviços socioambientais pelos quais não pagamos.

Por exemplo: As árvores constituem-se numa barreira, ou um filtro, que atenuam os efeitos traumatizantes, estressantes causados pelos bolsões de calor no campus, alegrando-nos com suas sombras e o frescor do aumento da umidade relativa do ar, diminuindo com isso a sensação de calor e consequentemente também o consumo de energia elétrica no local de trabalho. Estas árvores equilibram ciclos biológicos, á medida que, aumentam a diversidade biológica (mais tipos de vida na mesma área) e estimulam as relações entre seres vivos, minimizando o aparecimento de pragas e doenças. Elas também corrigem desequilíbrios biológicos através das plantas fitossanitárias, ou seja, que servem como base de remédios para algumas pragas e doenças de outras plantas e do próprio ser humano.

Outro serviço extremamente importante que as árvores nos oferecem e pela qual nos, como cidadãos comuns não pagamos, é que elas liberam oxigênio para atmosfera e também participam no chamado “seqüestro de carbono ou CO2”, gás que em decorrência do aumento da população e das atividades humanas está ocasionando o “aquecimento global”, motivo de muita preocupação pelas autoridades mundiais.

As árvores participam no controle de enchentes, quando interceptam as gotas de chuva impedindo erosão e deslizamentos de terra, que causam mortes humanas, impedem que os mananciais superficiais sejam poluídos melhorando a qualidade biológica da água de rios, lagos, açudes e estuários, assim com favorecem a recarga de água subterrânea, da qual tantas pessoas dependem. Poderíamos continuar citando um sem número de benefícios, mas com toda certeza sabemos também que a presença de árvores em praças e parques em geral tem ação sobre o bem-estar físico e psíquico de todos nos, motivo pela qual todos devemos esforçar-nos para que todo dia seja o dia da árvore.

 

Veja abaixo algumas fotografias enviadas pelos seguidores do Facebook:

 

alt

Foto: Larissa Bezerra

alt

Foto: Elaine Custódio

alt

Foto: Gustavo Costa

alt

Foto: Laurisa Nutting

alt

Foto: Aurélio Nestor

alt

Foto: Liliana Cavalcante

alt

Foto: Aurélio Nestor

alt

Foto: Laurisa Nutting

alt

alt

alt

alt

Foto: Manu Viana

alt

Foto: Laurisa Nutting