“Deuses modernos” e “romancistas nacionais” estampam muros da Uece

8 de outubro de 2019 - 16:08 # # # # #

Deuses fazendo self, fotografando, controlando drone, descansando. Essas são algumas imagens que agora podem ser vistas no muro frontal da Universidade Estadual do Ceará, campus Itaperi. Por meio da arte em grafíti, a Uece ganhou mais cor também na entrada da Biblioteca Central Professor Antônio Martins Filho, com os rostos de escritores de grandes Clássicos da Literatura Brasileira.

Os murais “Deuses Modernos”, de, aproximadamente, 60 metros, e “Vozes do Romance Nacional”, de sete metros, foram oficialmente inaugurados na última sexta-feira (04/10), em cerimônia que homenageou com certificados de honra ao mérito, os artistas Sandro Brasil e Márcio Careca, responsáveis pelas artes. A inauguração contou ainda com a presença do reitor professor José Jackson Sampaio; o vice-reitor professor Hidelbrando dos Santos; representante da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, o coordenador de arte e cultura Marco Vinicius Santos Dias Coelho; o presidente da Comissão Executiva de Vestibular – CEV, Fábio Perdigão Vasconcelos, Diretora da Biblioteca da campus Itaperi, Ana Neri, secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior – SECITECE, Inácio Arruda e diversos pró-reitores.

O reitor professor José Jackson Sampaio pontua que “a universidade fica inventando formas de criar, de crescer, de avançar, de distinguir suas múltiplas missões, múltiplas tarefas, seja na dimensão da gestão acadêmica, na gestão das políticas de educação superior, ciência e tecnologia, seja na dimensão prática das ações de ensino de graduação, de ensino de pós, de extensão, de pesquisa, e sobretudo na sua vida intensa de imersão na cultura regional, na cultura mundial. A ideia do grafíti já traz essa perspectiva de modernidade. Então você tem agora uma representação do próprio Olimpo como um reino, uma representação da mitologia grega que precisa ser recuperada neste mundo POP. É um esforço absolutamente original, interessantíssimo, criativo, que a universidade não poderia deixar de fora. Nada mais merecido do que encontrar um jeito acadêmico de agradecer, a menção honrosa significa: muito obrigada a vocês”.

Inácio Arruda, secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior pontuou que nos dias atuais é muito importante fazer a ligação entre arte, cultura e saber popular. “É a forma de enfrentar com sutileza o obscurantismo e é isso que está sendo feito aqui hoje e é também uma forma de resistência social e política avançada. Em nome da secretaria, meus cumprimentos. Espero que possamos levar isso também para as outras universidades”.

Os artistas Sandro Brasil e Marcio Careca agradeceram a oportunidade de expressar a arte do grafíti. “A ideia da Uece quando nos convidou foi exatamente de revitalizar a área em torno da universidade, trazendo essas esculturas gregas bem modernas. Estamos bastante felizes com o trabalho realizado na frente da Uece”, afirma Sandro. Marcio pontua que todo novo trabalho é um novo aprendizado e aqui não foi diferente. “O trabalho na rua é diferente do trabalho em um ambiente interno, com as pessoas diretamente, pelo fato de ser numa avenida, as pessoas passam e admiram, pessoas que nunca tiveram o contato com a nossa arte”, afirma Marcio.

Para a diretora da biblioteca central, Ana Neri, a ideia do mural “Vozes do Romance Nacional” surgiu como um resgate ao passado “quando nas horas de lazer era prazeroso escolher um livro da biblioteca da vovó ou do colégio sem a intervenção da televisão e dos celulares hoje marcados pelas tecnologias. Hoje a Biblioteca Central Prof. Antonio Martins Filho presta uma homenagem singela aos nossos escritores”.

Contribuíram para a confecção dos murais a reitoria da Uece, Pro-reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE, Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa – PROPGPQ, Comissão Executiva de Vestibular – CEV, Biblioteca Central e o Instituto de Estudos Pesquisas e Projetos da UECE – IEPRO.