Departamento de Informática amplia sistemas eletrônicos e número de equipamentos da UECE

29 de janeiro de 2013 - 12:51 #

Para o Departamento de Informática (DI), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), 2012 foi um ano de crescimento, melhorias e conquistas. O e-mail foi um dos primeiros avanços do ano. Disponibilizado à comunidade ueceana, o correio eletrônico teve seus serviços migrados do provedor UECE para Gmail, ganhando capacidade de 25Gb de armazenamento.

Durante a Semana Universitária, o maior evento científico e cultural da UECE, alunos e funcionários puderam contar com novas funcionalidades que foram adicionadas em vários sistemas eletrônicos da Universidade, o que colaborou com a eficiência de serviços como o cadastro dos alunos no evento.

O DI desenvolveu ainda  os novos sistemas eletrônicos de bolsas de pesquisa, de informação e documentação da Biblioteca, além do sistema da Incubadora da UECE, que está em fase de conclusão. Adquiriu também, no ano passado, 847 novos equipamentos, como computadores, impressoras e nobreaks.

Para encerrar o ano, ganhou ainda o segundo lugar no Prêmio Ceará de Cidadania Eletrônica, da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), na categoria Inovação, com o Projeto Entities Framework.

De acordo com o diretor do Departamento de Informática, Paulo Aguiar, todos esses avanços visam a modernização dos processos de controle de comunicação e de tomada de decisão na Universidade Estadual do Ceará.

Além de concluir os sistemas iniciados, para 2013, o DI pretende  integrar a UECE à autenticação unificada da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Planeja também concluir a conectividade em todos os campi da capital e interior ao Cinturão Digital com a finalidade de levar internet rápida para toda a Universidade. Visa ainda a elaboração de um sistema geral da UECE, para integrar as áreas acadêmica, administrativa e financeira.