Curso internacional sobre TDAH e TEA é ofertado pela Uece para comunidade acadêmica
23 de junho de 2025 - 12:32
A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), divulga formação internacional e bilíngue (Português-espanhol) voltada para a inclusão educacional de crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). A formação é totalmente online, assíncrona e oferece 380 horas de carga horária, distribuídas em quatro cursos complementares, com acesso disponível por dois anos.
O programa é ministrado pelo professor Fernando Bryt Trosman, especialista em educação inclusiva e coaching educacional, doutorando pela Universidade de Barcelona, na Espanha, e pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho (GPVT), grupo vinculado ao Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) da Uece.
A formação é voltada para pais, professores, psicólogos, estudantes e demais profissionais interessados no campo da educação inclusiva e saúde mental infantojuvenil. As inscrições são gratuitas para interessados pertencentes à comunidade acadêmica da Uece (alunos, servidores e colaboradores). Para participar, basta escrever para o e-mail programa.convivir00@gmail.com com o assunto: Inscrições para curso de inclusão Educativa TDAH – TEA Proex – Uece. O curso é gratuito, mas os participantes arcam com os custos do acesso a plataforma e de materiais.
Conheça mais sobre a formação
A formação está dividida em duas áreas temáticas:
1. Formação em Coaching Educacional e TDAH (190h)
Curso 1: TDAH, Transtornos Emocionais e Construção de Identidade
Curso 2: Educação Emocional e Resolução de Conflitos em Casa e na Escola
2. Formação em TEA e Inclusão Educacional (190h)
Curso 3: TEA – Detecção, Diagnóstico e Tratamento
Curso 4: Ferramentas Inclusivas para Alunos com TEA
O conteúdo do curso abrange desde princípios do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA), estratégias de comunicação alternativa e intervenção comportamental (como ABA e TEACCH), até técnicas de coaching educacional, escuta ativa e autonomia para o ambiente familiar e escolar.
A formação é realizada em uma plataforma online com acesso disponível 24 horas por dia, durante um período de até dois anos. O estudo é autogerenciado e orientado por um guia didático em formato PDF interativo, que conduz o participante passo a passo ao longo do percurso formativo. Os estudantes participam de fóruns colaborativos com outros colegas e tutores, promovendo a troca de experiências e o enriquecimento do aprendizado. O conteúdo inclui materiais audiovisuais e artigos acadêmicos em espanhol, e a formação exige participação ativa por meio da realização de tarefas e da elaboração de um plano de inclusão individualizado.