Curso Gestão de Cidades celebra encerramento da sua primeira turma, em Canindé

16 de maio de 2025 - 15:55

 

A Escola de Gestão Inteligente e Democrática de Cidades (E-GECID), projeto de extensão da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com o Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco), promoveu o encerramento do seu primeiro curso “Gestão de cidades: inteligência, sustentabilidade e democracia”, no último dia 15 de maio, em Canindé-CE.

A Escola foi uma solução de Tecnologia Social desenvolvida no Laboratório de Gestão de Cidades da Uece, tendo como objetivo principal a capacitação de gestores e servidores da Prefeitura nos conceitos dessa inovação nas práticas de gestão.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, destacou que “o conhecimento é o caminho que poderá trazer desenvolvimento para as cidades”. Segundo o gestor, “essa Escola, que funciona na Fecisc, em Canindé, traz o conhecimento de metodologias científicas da Gestão Inteligente de Cidades e, de forma prática, permite aos alunos realizarem os seus trabalhos de interação com a comunidade, permitindo democratizar as decisões a serem tomadas para ampliar o bem estar de todos”.

O Modelo de Gestão Inteligente de Cidades (GIC) foi concebido, elaborado e sistematizado por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Administração da Uece (PPGA), em parceria com o Idesco. O modelo é embasado em estudos e pesquisas, inclusive internacionais, a exemplo de projetos de inteligência em cidades administradas com novos preceitos.

Com informações e imagens do Idesco