Curso EaD para Pessoas com Deficiência e/ou em Situação de Vulnerabilidade Social

21 de janeiro de 2016 - 19:31

A iniciativa irá beneficiar 300 pessoas e compõe as ações do Ceará Pacífico. O projeto piloto será no Vicente Pinzón.

A Universidade Estadual do Ceará, em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), o Instituto de Pesquisas e Projetos (IEPRO/Uece), a Citinova e a Dell Computadores lançaram na manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro, o projeto “Educação a Distância para Pessoas com Deficiência e/ou em Situação de Vulnerabilidade Social”.

alt

No lançamento, o secretário Inácio Arruda disse que “há uma expectativa grande em relação ao projeto que atuará no Grande Vicente Pinzon, como parte das ações do Ceará Pacifico, beneficiando os que estão em situação mais vulnerável, com uma qualificação de alta qualidade, dando mais condições para o mercado de trabalho e para desenvolver seu próprio negócio”.

A iniciativa irá ajudar a resolver um grave problema social e econômico no Brasil. De acordo com dados do IBGE (2010), existem 45 milhões de pessoas com deficiências no país, sendo que 53,3% estão desempregadas. No Ceará, são 2,3 milhões de cidadãos com PCD, sendo que 58% estão desempregados. Do total de empregados, a estimativa é que 69% recebem até 1 salário mínimo.

Para o secretário, o projeto surge para atender uma área importante dentro das políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação: as Tecnologias Assistivas. “Se preparamos e damos oportunidade àqueles que mais precisam, estamos cumprindo nosso papel. Um trabalho conjunto de grande sucesso que servirá de exemplo para outras empresas e para o próprio Estado, provando que quando reunimos muitas forças, oferecemos oportunidades para o maior número possível de pessoas”, aposta o secretário.

O curso visa capacitar o aluno na área de desenvolvimento de sistemas na Linguagem de Programação Java, nos níveis básico e intermediário. Com aulas semipresencial, a capacitação conta com horários de estudo flexíveis e acompanhamento de tutores durante todo o processo através da plataforma virtual de ensino desenvolvida pela Dell.

Para o representante da Dell Computadores, Eder Furtado, o projeto está relacionado com a missão da Dell de utilizar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas. “Esse é um projeto arrojado. Vamos propor algo de ponta a ponta, desde a captação do aluno até o encaminhamento ao mercado de trabalho”, garante. Das 85 pessoas envolvidas no projeto, 50 tem PCD.

Desde 2004, a Dell já investiu 30 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento no Nordeste, sendo 19,8 milhões no Ceará, especialmente em projetos de educação com aporte de R$ 10,6 milhões, gerando mais de 240 empregos diretos e 70 pessoas com deficiência já contratadas no Estado.

A previsão é que os cursos, certificados pela Uece, sejam iniciados na primeira semana de abril. A formação com duração de um ano e 470h/aula, contará com cinco módulos: Nivelamento Inglês Básico, Informática e Lógica Matemática; Introdução à Lógica em Programação; Programação Orientada a Objetivos (Nível Básico); Aplicações Web com Java e Banco de Dados (Nível Intermediário) e Empreendedorismo e Ética Profissional.

Inicialmente, o projeto irá oferecer qualificação profissional acessível na área de desenvolvimento de softwares utilizando linguagem JAVA, para pessoas com deficiência física, auditiva e baixa visão, e/ou em situação de vulnerabilidade social, mas já está prevista a inserção de pessoas tetraplégicas e com deficiência visual total. “Em um futuro próximo, na próxima fase de pesquisa e desenvolvimento da solução, queremos atender também os que possuem deficiência intelectual, como autistas ou portadores de Síndrome de Down. A ideia é, aos poucos, abarcar o maior número de deficiências possível, com qualidade”, explicou Bruno Queiroz, coordenador do projeto.

Para se inscrever, é necessário ter concluído ou estar cursando o nível médio. Haverá prioridade para os moradores do Vicente Pinzon e para os que recebem até meio salário mínimo. A seleção prossegue aberta até 4 de março. O edital está disponível no site www.projetolead.com.br.

Fonte: Secitece