Curso de Serviço Social tem três artigos publicados em periódico de destaque na área
30 de dezembro de 2024 - 10:29
Os artigos intitulados “A Dimensão Pedagógica do Serviço Social e a Transformação Digital no INSS”, “Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e o Desmonte das Políticas Sociais: reflexões sobre os desafios da plataforma Meu INSS” e “Serviço Social, Ideologia Pós-moderna e Trabalho Docente em Instituições Privadas de Ensino”, de autoria de três professores e de uma estudante do curso de graduação em Serviço Social e de um estudante do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), foram publicados na mais nova edição da revista Temporalis.
De acordo com a Coordenação do curso de Serviço Social, a Temporalis é uma das revistas de maior destaque na área e possui reconhecimento nacional e internacional na produção de conhecimento em matéria de Serviço Social.
Artigo: A Dimensão Pedagógica do serviço social e a transformação digital no INSS
Autores: Pedro Henrique Costa da Penha (Estudante do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social) e Erlenia Sobral do Vale (Professora da Graduação do Curso de Serviço Social)
O artigo traz a discussão da dimensão pedagógica do trabalho do serviço social do INSS no contexto das transformações digitais, com arrimo numa pesquisa realizada no percurso de trabalho de conclusão de curso na graduação. Com o advento do INSS-Digital e a modernização do serviço, houve mudanças no exercício profissional. Para a construção dos resultados, foram realizadas entrevistas com sete assistentes sociais da gerência executiva de Fortaleza (CE), com anuência da Instituição e consentimento dos profissionais. O trabalho discute o papel do assistente social e da sua perspectiva crítica na reafirmação de um projeto emancipador e democrático, além de mostrar a sua adequação às Tecnologias da Informação e Comunicação e o seu direcionamento político e ético no contato com os usuários da Política de Previdência Social.
Disponível em: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/46141
Artigo: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) e o desmonte das políticas sociais: reflexões sobre os desafios da plataforma “Meu INSS”
Autores: Pedro Henrique Almeida Bezerra (Professor da Graduação do Curso de Serviço Social) e Jayanne Kely Oliveira Lima (Discente da Graduação do Curso de Serviço Social)
O artigo discute as implicações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) nas políticas sociais, com foco na plataforma “Meu INSS”. O objetivo é analisar os impactos da digitalização sobre o acesso a benefícios previdenciários, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. A metodologia é qualitativa, combinando relatos de experiências dos autores, que atuam em políticas sociais, com uma revisão bibliográfica. Observações registradas em diários de campo apoiam a análise da realidade social e das dificuldades enfrentadas pelos usuários no acesso aos serviços a partir da plataforma digital. A estrutura do artigo é dividida em três tópicos: o primeiro revê a história e os aspectos da previdência social até a implementação da “plataformização”; o segundo problematiza o analfabetismo digital em relação ao avanço das TIC’s; e o último identifica os desafios enfrentados pelos profissionais de Serviço Social. Os resultados revelam que a implementação das TIC’s, enquanto ferramenta de modernização, pode agravar a marginalização de grupos vulneráveis, especialmente devido à falta de acesso e conhecimento sobre tecnologia. Há uma crítica à forma como essas tecnologias podem cercear direitos sociais, evidenciando a necessidade de uma organização coletiva para garantir que a inclusão digital não exclua os usuários dos serviços em questão.
Disponível em: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/46142
Artigo: Serviço Social, ideologia pós-moderna e trabalho docente em instituições privadas de ensino
Autora: Tahiana Meneses Alves (Professora da Graduação do Curso de Serviço Social)
O artigo trata da relação entre Serviço Social, ideologia pós-moderna e trabalho docente em instituições privadas de ensino. Parte da pesquisa bibliográfica e da análise sobre experiências da autora enquanto assistente social e docente. A pós-modernidade, enquanto um conjunto de atitudes culturais e uma expressão intelectual, serve à manutenção da ordem burguesa. Na contemporaneidade, coloca-se como uma forma de interpretar/vivenciar este tempo, espraiando-se por diversas esferas da vida social. Também repercute no Serviço Social quanto ao trabalho docente. No Brasil, tais repercussões – antes já existentes, mas potencializadas num contexto de pandemia pela COVID-19 – tensionaram e impuseram desafios ao projeto ético-político profissional de tendência crítica à ordem do capital.
Disponível em: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/46089