Curso de Serviço Social debate os desafios da formação profissional anticapacitista
26 de dezembro de 2024 - 16:49
O curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (Uece) promoverá, no próximo dia 6 de janeiro de 2025, uma palestra com o título “Os Desafios da Formação Profissional Anticapacitista”, que acontecerá no Auditório Central, no campus Itaperi, a partir das 8h.
As temáticas relacionadas às pessoas com deficiência têm ocupado, mais recentemente, um lugar significativo nos diversos espaços da sociedade. Um marco histórico para essa pauta é a aprovação da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em Assembleia Geral da ONU, em 2007. O documento traz uma mudança importante ao reconhecer o caráter social da deficiência, expressão das barreiras existentes na sociedade, retirando-a, assim, do contexto meramente individual.
Seguindo essa mesma orientação, em âmbito nacional, a Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência), de 2015, tem orientado as ações e a garantia de direitos das pessoas em diversos âmbitos.
A Uece tem buscado seguir essas orientações, incluindo essa matéria em seu PDI de 2022 – 2026, garantindo entrada e buscando desenvolver ações de apoio à permanência de PcD por meio da criação do NAAI, por meio da Resolução No 1710/2021 – Consu, de 14 de outubro de 2021.
O curso de Serviço Social também tem ampliado o debate sobre os direitos das pessoas com deficiência, com forte participação de assistentes sociais com deficiência, com destaque para a criação da Resolução CFESS N° 992, de 22 de março de 2022, a criação dos GT e Comissões etc.
Palestra: “Os Desafios da Formação Profissional Anticapacitista”
Data: 6 de janeiro de 2025
Horário: 8h às 12h
Local: Auditório Central
Palestrantes:
Prof. Dr. Estênio Ericson Botelho de Azevedo (Uece)
Prof.a Dr.a Marisa Ferreira Aderaldo (NAAI/Uece)
Celiane Fernandes Viana Marques (CRESS / Comissão temporária de trabalho, formação
profissional Anticapacitista da ABEPSS)
Prof.a Dr.a Elivânia da Silva Moraes (Uece / Comissão temporária de trabalho, formação
profissional Anticapacitista da ABEPSS);
Mesa Coordenadora:
Prof.a Dr.a Adinari Moreira de Sousa (Coordenadora do curso de Serviço Social/Uece)
Prof.a Dr.a Tahiana Meneses Alves (Uece)
Evento 2: Palestra: Serviço Social e a necessária crítica ontológica à “pós-modernidade”
Data: 6 de janeiro de 2025
Horário: 18h às 21h
Local: Auditório Central – campus Itaperi
Palestrante: Professora Dra. Adrianyce Angélica Silva de Sousa (UFRN)