Curso de Psicologia da Uece obtém conceito máximo no Enade

31 de outubro de 2023 - 15:56 # # #

O curso de Psicologia, vinculado ao Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), obteve conceito máximo (5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), de 2022. Além desse, os cursos de Administração, Serviço Social e Ciências Contábeis, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), obtiveram conceito 4; e o curso de Administração Pública, modalidade Educação a Distância (EaD), alcançou conceito 3.

O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por meio do desempenho dos estudantes no Exame. As notas atribuídas aos cursos vão de 1 a 5. As notas a partir de 3 são consideradas satisfatórias pelo Ministério da Educação (MEC), sendo 5 o padrão máximo de qualidade tido como referência à regulamentação das graduações brasileiras. Na edição de 2022, dos quase 10 mil cursos avaliados, apenas 5,5% alcançaram o conceito máximo do Enade. A maioria obteve a média 3.

O curso de Psicologia da Uece alcança o conceito 5 pela segunda vez consecutiva, ratificando sua qualidade. “Como diretora do CH, me sinto muito orgulhosa do nosso curso de Psicologia, que mais uma vez obteve conceito máximo no Enade; e isso se deve à competência indiscutível e dedicação incansável de seus professores que se reflete no desempenho e na motivação dos estudantes do curso, que está entre os cursos mais procurados e concorridos para ingresso na Uece”, salienta a diretora do Centro, professora Adriana Barros.

Psicologia é o segundo curso mais procurado na instituição. Para o Vestibular da Uece 2024.1, foram mais de 3 mil inscrições para 50 vagas ofertadas.

O curso de Ciências Contábeis também se destaca, considerando seu crescimento que, no Enade anterior obteve nota 3 e, em 2022, elevou seu conceito para 4. Aumento relevante também para o curso de Administração Pública (EaD), que subiu de 2 para 3.

Na avaliação da pró-reitora de Graduação da Uece, professora Mazza Maciel, “o resultado alcançado pelo curso de graduação em Psicologia é resultante de um conjunto de fatores importantes. Estudantes que frequentam um curso com um excelente currículo e um corpo docente tão qualificado, com certeza têm resultados melhores no Enade. Assim, os índices conquistados pelos diversos cursos avaliados dizem muito sobre o currículo dos cursos de graduação da Uece, sobre a qualidade do nosso corpo docente e sobre a formação recebida pelos(as) estudantes”.

Em 2022, 526 alunos da Uece participaram do Enade, o que representa 52% a mais sobre o Enade de 2018.

A Uece parabeniza seus estudantes, professores, coordenadores de cursos e diretores de Centros por mais essa conquista.