Curso de Música da Uece promove Seminário Poéticas do Som

26 de agosto de 2019 - 14:40

O Laboratório de Interações Artísticas (LIA), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), promoverá no período de 27 a 31 de agosto, o Seminário I Poéticas do Som. O evento acontece no Auditório do Curso de Música, Campus Itaperi, e reunirá artistas e pesquisadores para diálogos, mostra de vídeos, palestra e performance sobre Arte sonora e Estética.

O Seminário Poéticas do Som é uma iniciativa que visa a criação de um espaço de discussão e reflexão em torno de experiências musicais contemporâneas. As apresentações focam quatro aspectos da experiência artística: os processos criativos em Música e Arte Sonora, a noção de Estética como política, a fruição e escuta e a experiência com atividade prática.

Cada convidado e as obras apresentadas refletem aspectos dessa tensão, a música e a sua escuta, sua experiência e as possibilidades de sentidos dessa relação no cotidiano. Os processos criativos serão apresentados pelos artistas Germán Graz, Uirá dos Reis e Eric Barbosa que comentarão suas obras.

A historiadora Valéria Alves, do Curso de História da Uece, fará uma palestra discutindo as poéticas da Tropicália e a estética como política. O coletivo Tambores de Safo e a cantora Luiza Nobel farão um depoimento sobre as relações entre política, corpo e performance. Para mostra de vídeos, a compositora argentina Veronica Cerrotta enviou duas composições resultantes de gravações baseadas no conceito de Paisagem sonora. É possível discutir o espaço e o lugar por meio da escuta das cidades de Fortaleza e Rio de Janeiro. A artista cearense Waléria Américo escolheu a obra Pendular, que será apresentada em vídeo. As performances incluem a estreia do G.E.M. – Grupo de Experiências Musicais, coordenado pelo professor Tadeu Barros, do Curso de Música, e a obra “Horizonte Aparente” de Ayrton Pessoa, para gravações e clarinete.

Haverá a experiência baseada nos conceitos de caminhar e escutar. Trata-se de uma deambulação sonora, um percurso pela cidade proposta pela mestranda do ICA, Rhachel Martins, que integra o LIA. O local de encontro dos interessados nesta atividade será a Praça das Flores, na Aldeota às 16h do dia 31/08.

Inscrições na Secretaria do Curso de Música ou durante o Seminário. A Coordenação geral do Seminário é da professora Lucila Basile.

Mais informações lab.lia@gmail.com