Curso de música da Uece promove oficina prática

22 de abril de 2024 - 15:34

O curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (Uece) vai realizar na próxima sexta-feira, 26 de abril, às 9 horas, no Bloco F no campus Itaperi, a oficina prática Harmonia Musical e Matemática: Uma união perfeita? O encontro será mediado pelos docentes Heriberto Porto e Nelma Dahás.

A oficina tem como objetivo compreender a geometria revelada na estrutura da harmonia tradicional; estudar e explorar as diferentes formas geométricas dos acordes e escalas musicais; e, construir um círculo harmônico de base numérica em representação cifrada (Math Music Circle). O evento é aberto para alunos e pessoas interessadas neste tema.

O encontro será ministrado pelo professor Ricardo Figueiredo Bezerra, que é compositor, parceiro de Raimundo Fagner em composições como Cavalo de Ferro, Manera Frufru Manera e Sina. Gravou dois discos: Maraponga, em 1978, e, em 2003, Notas de Viagens. Possui mestrado em Landscape Architecture – University of Arizona (1986) e doutorado em Urban Planning – University of Nottingham (1999). É Professor Titular Aposentado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará. Desenvolve, atualmente, pesquisas em História do Paisagismo no Ceará – com ênfase na obra de Burle Marx. Após aposentado, dedica-se ao estudo teórico de música, tendo produzido um círculo harmônico numérico onde é demonstrada a relação entre música e matemática, denominado MathMusicCircle.