Curso de Música da UECE lança livro sobre agrupamentos musicais tradicionais do Cariri

20 de junho de 2013 - 14:17

alt

O Curso de Música, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), promoverá, na segunda-feira, 24, o lançamento do livro “Agrupamento da Música Tradicional do Cariri Cearense”, às 9h, no Auditório do Curso de Música (bloco F do Campus do Itaperi).

A obra conta com a participação dos professores do Curso de Música da UECE e pesquisadores da cultura caririense Oswaldo Barroso e Ewelton Rocha, além de professores pesquisadores de universidades como a da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), e Federal do Ceará (UFC).

Organizado por Márcio Mattos e Carmen Coopat, o livro traz um registro de mais de 150 agrupamentos musicais de Crajubar, região metropolitana localizada entre os municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. A publicação foi financiada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio do Programa BNB de Cultura.

Além do livro, foi criado ainda um DVD com vídeos realizados durante o trabalho de campo que durou dois anos e uma página na internet, com vídeos, fotografias e outros registros da pesquisa.

Após o lançamento do livro, haverá o “Arraiá do Curso de Música”, aberto ao público, com quadrilha improvisada, barracas com comida típica e muita música com os alunos do Curso.