Curso de Medicina da Uece presente no I Simpósio Interligas, em Sobral

27 de fevereiro de 2025 - 14:08

 

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) participou do “I Simpósio Interligas: A Importância das Ligas Acadêmicas na Formação Profissional e Pessoal dos Discentes e sua Contribuição para a Comunidade”, realizado no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral-CE, entre os dias 25 e 27 de fevereiro.

A instituição foi representada pelos estudantes do curso de Medicina e extensionistas da Liga Acadêmica de Transplantes e Medicina Intensiva (LATMI), Edejonas Alves do Nascimento, presidente da Liga no campus-sede em Fortaleza, e Liana Araújo Rodrigues Braz, diretora de pesquisa da Liga no campus de Crateús.

O evento contou com a presença da reitora da UVA, professora Izabelle Mont’Alverne, e reuniu acadêmicos de diversas instituições para discutir o papel das ligas acadêmicas na formação acadêmica e no impacto social das atividades extensionistas.

A LATMI/Uece participou do evento com a apresentação de seis trabalhos científicos, abordando temáticas relevantes na área de transplantes, doação de órgãos e medicina intensiva:

1. A interdisciplinaridade como alicerce no processo de doação de córneas: um relato de experiência
2. Inovação na formação médica: a experiência da Liga Acadêmica de Transplantes e Medicina Intensiva
3. Comparação entre diretrizes da Surviving Sepsis Campaign e práticas em terapia intensiva
4. Conscientização sobre doação de órgãos e interdisciplinaridade: relato de experiência de uma liga acadêmica
5. Gestão da atenção básica e educação contínua: desafios e avanços na sensibilização para a transplantação de órgãos
6. Estudo de caso: Transplante de córnea e educação contínua no Banco de Olhos do Ceará

Para os estudantes extensionistas da Uece que estiveram presentes no evento, Edejonas e Liana, “a participação no simpósio foi uma experiência enriquecedora e compartilhar conhecimentos e interagir com acadêmicos de outras instituições amplia a visão e fortalece o compromisso com a medicina e a sociedade cearense, bem como com a excelência acadêmica e a formação de profissionais capacitados, valorizando o impacto das ligas acadêmicas como instrumentos de aprendizado prático e inserção social. A participação no I Simpósio Interligas da UVA reforça a relevância das ligas na construção do conhecimento e no fortalecimento do vínculo entre ensino, pesquisa e extensão”.

A Liga Acadêmica de Transplantes e Medicina Intensiva (LATMI) se destaca como a primeira liga intercampi da Uece, atuando nos campi de Fortaleza (Itaperi), Crateús (Faec) e Quixeramobim (Facisc). Sob orientação da professora Ivelise Regina Canito Brasil e do professor Vicente Bruno de Freitas Guimarães, a LATMI tem se consolidado como um espaço de ensino, pesquisa e extensão, promovendo ações voltadas à doação de órgãos, transplantes e cuidados intensivos. Além da participação ativa em eventos científicos, a liga desenvolve projetos de educação e sensibilização para a sociedade, fortalecendo o compromisso da Uece com a saúde pública e a formação médica de excelência.