Curso de Medicina da Uece completa 20 anos com muito a celebrar

31 de março de 2023 - 21:26

 

Noite de festa! O curso de graduação em Medicina da Universidade Estadual do Ceará (MedUece) completou 20 anos de criação e, para celebrar, foi realizada cerimônia nesta quinta-feira (30), no auditório Paulo Petrola, campus Itaperi.

Foi um momento festivo, com homenagens, histórias, recordações e arte, que reuniu administração superior, professores, servidores técnico-administrativos, colaboradores, estudantes, egressos e convidados de instituições como UFC e Unifor.

O evento teve início com a exibição de vídeo com depoimentos e registros de docentes e discentes que fizeram parte dessa história, como os professores Helder Gurgel e Krishnamurti de Morais.

A mesa solene foi composta pelo reitor da Uece, Hidelbrando Soares; o ex-reitor da Uece e um dos responsáveis pela implantação do curso de Medicina da Uece, Manassés Claudino Fonteles; a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Samya Coutinho; a coordenadora do MedUece, Jocélia Bringel; a diretora do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e representante dos campos de prática médica, Ivelise Brasil; o representante docente do curso, Marcelo Gurgel; e o representante discente, Vytor Lavor.

A história do MedUece foi contada, com ricos detalhes, pelo professor Marcelo Gurgel, um dos fundadores do curso na Uece. Foi em 1996, em oficinas de planejamento, que surgiu a discussão sobre a criação do curso. Segundo o docente, já em 1997 foi dado o aval inicial do governo estadual. Muita dedicação e esforços foram necessários para dar início ao curso. Da mesma forma que também foi necessário para o MedUece chegar aonde já chegou, 20 anos depois.

Sobre essa história de sucesso, o ex-reitor da Uece, Manassés Claudino Fonteles, se orgulha. “Realizarmos sonhos é uma tarefa hercúlea para quem vive no Ceará. Criar o curso de Medicina da Uece foi uma realização desse nível, por conta das pedras, às vezes intransponíveis, que atravessam nosso caminho, contudo, nos favoreceram, dando-nos subsídio para atingirmos nosso ideal. Hoje podemos nos orgulhar de termos criado esse curso que nos aponta grandes vitórias, pelas conquistas do nível de seus estudantes. Com certeza, farão a diferença pelo denodo e amor ao sacerdócio da Medicina, e trarão grande avanço para a saúde combaleante de nossos dias. E dele, contamos com bons pesquisadores que levem adiante nosso desiderato”.

O ex-reitor Jackson Sampaio, que também faz parte da história da MedUece, não pôde comparecer ao evento, mas enviou sua mensagem. “A Uece precisava ter um curso de Medicina; tinha um mestrado em Saúde Pública, um Mestrado em Ciências Fisiológicas, um Instituto Superior em Ciências Biomédicas e 37 professores efetivos que eram médicos. O Ceará tinha apenas o tradicional curso de Medicina da UFC e um recém criado curso privado de Medicina, no Cariri. Para atender à demanda de médicos, o Ceará, no ritmo disponível, levaria 10 anos para suprir e novas demandas estariam se acumulando. Deste diagnóstico nasceu o nosso MedUece, que celebra 20 anos agora. Tive a honra de estar presente no momento e, antes, de ter composto a comissão de elaboração de um projeto de sucesso, que produz médicos qualificados que o nosso SUS tanto precisa… O sucesso dos nossos egressos é o nosso sucesso, nestes 20 anos de trabalho vigoroso”.

A coordenadora do curso, professora Jocélia Bringel, fez diversos agradecimentos, especialmente, àqueles que, com muita resiliência, deram os primeiros passos e abriram as portas do curso na Uece. Para ela, há muito o que comemorar e também muito ainda a desbravar:

“Crescemos com tudo isso… Quero enfatizar o papel fundamental da nossa universidade no desempenho na formação de médicos e na promoção da saúde em nosso país. Nossa universidade é um exemplo de comprometimento com a educação e com a saúde da população. Estamos honrados por fazer parte dessa história. Agora encerra-se um ciclo de 20 anos da MedUece e inicia-se outro com perspectivas positivas… É fato que conquistamos muito, mas temos ainda muitos caminhos a desbravar, dificuldades a vencer e sonhos a realizar. E se depender da garra de nossos gestores, seremos maiores e melhores! Sigamos, MedUece! A estrada agora se alarga, o percurso se alinha, um futuro brilhante nos espera”.

A diretora do HGF, professora Ivelise Brasil, destacou um importante instrumento para o curso de Medicina, o hospital como campo de prática médica, ressaltando o grande hospital que está sendo construído no campus Itaperi:

“Quando a gente sai, podemos ver um gigante iluminado que conta com mais de mil pessoas trabalhando há pouco mais de dois anos, e que já está com 95% das suas obras concluídas… Nosso hospital será fantástico, ele é fantástico, e é o maior hospital do estado do Ceará. É um hospital que já nasce com DNA para ter um grande sucesso… um hospital para servir a quem precisa”. A docente falou, ainda, sobre a missão do médico dentro desse novo equipamento. “Que nós sejamos promotores do bem, que nós possamos fazer desse hospital um hospital diferente, um hospital onde vamos primar pelo bom atendimento, pelo respeito, pelo amor, pela qualidade. Que sejamos incansáveis para nunca desistirmos de ninguém”.

No mesmo sentido, emocionada, a diretora do CCS, professora Samya Coutinho, falou à plateia sobre a importância dos profissionais da saúde serem “seres cada vez melhores”, destacando a solidariedade na profissão. “A solidariedade, para nós profissionais da área da saúde, é sentir a dor do outro doendo em mim… Então, esse é o caminho para se tornar realmente um profissional, sintonizado com o contexto social, com essa dor do povo que nos envolve, que está no nosso entorno. E é com esse povo, com essa população, que nós temos uma dívida de gratidão, um compromisso de servir, de ajudar de alguma maneira”.

Para fechar o primeiro momento do evento, o reitor Hidelbrando Soares discursou sobre as diversas conquistas alcançadas pelo MedUece e pela Uece e destacou o momento especial hoje vivido. “Estamos vivendo um momento novo, em que há um maior alinhamento, uma aproximação, uma cooperação do governo com a universidade, na sua política de expansão e interiorização. E dentro dessa política, garantimos a criação de dois novos cursos de Medicina, que nada mais é do que a interiorização do MedUece. É este momento especial que estamos vivendo agora, pois no dia 7 de agosto de 2023, construiremos mais um momento histórico, dando início ao curso nos municípios de Quixeramobim e de Crateús”.

Sobre essa grande conquista, o reitor ressaltou sua importância. “Expansão e interiorização, na minha avaliação, é uma grande conquista da sociedade cearense, da mesma forma que foi uma grande conquista dessa sociedade a criação de um curso de Medicina nesta universidade. Neste momento, dos 20 anos do MedUece, estamos ampliando, democratizando, interiorizando uma experiência exitosa da nossa universidade”.

Hidelbrando Soares finalizou agradecendo aos que, anos atrás, tiveram a ousadia de dar o primeiro passo. “Me dirijo a vocês com gratidão, pois só tem sido possível pensar, desenhar e fazer isso porque lá atrás um conjunto de professores e professoras muito corajosos tomaram a decisão de que, mesmo diante dos muros que se ergueram, conseguiram constituir um dos melhores cursos de Medicina desse Brasil”.

Neste momento, o evento foi abrilhantado pela apresentação musical do estudante Miguel Almeida, que presenteou o público com seu talento no piano, cantando e tocando, inicialmente, a música Another Year. Como disse Miguel, “ela fala das coisas que você quer manter de um ano para os próximos, então, este momento de comemoração dos 20 anos de MedUece é algo que queremos comemorar em muitos outros anos”.

Na ocasião, dois livros especiais, de autoria do MedUece, foram apresentados: Ramalhetes Médicos, do professor Marcelo Gurgel; e Medicina Uece – 20 anos – marcos históricos, organizado pelas professoras Irismar de Almeida e Paula Franssinetti.

O evento foi também momento de homenagear aqueles que muito contribuíram e contribuem com essa história. Foram homenageados os ex-reitores Manassés Fonteles e Jackson Sampaio, os professores Marcelo Gurgel e Krishnamurti de Morais; os coordenadores de eixos integradores, professores Maria das Graças Barboba, Eddie Willian Santana, Cristina Dallago, Gislei Aragão, Ivelise Brasil; e os considerados amigos do MedUece, professora Maria do Socorro de Sousa, Antonio Eduardo de Assis e Afonso Ricardo Cavalcante.

Houve, ainda, homenagem organizada pelos estudantes, por meio do Centro Acadêmico Joaquim Eduardo de Alencar (CAJEA), em que o reitor Hidelbrando Soares, a diretora do CCS Sâmya Coutinho e a colaboradora Wiviane de Sousa receberam a medalha Joaquim Eduardo de Alencar. Receberam também a honraria, 20 professores que, ao serem chamados ao palco, tiveram suas qualidades e sua importância como docentes destacada pelos alunos. Foi lindo!

Saiba mais sobre o MedUece

O MedUece, como é identificado pela comunidade ueceana e também fora dela, foi concebido como Curso de Bacharelado em Medicina, criado com base na Resolução do Conselho Universitário Consu/Uece nº 377/2002 pela necessidade precípua de: ampliar o leque de cursos já existentes na área da saúde; atender a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394/1996; Lei nº 8.080/1990, da organização e funcionamento dos serviços do SUS entre outras; contribuir para a melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida da população; fortalecer o Sistema Único de Saúde, Sistema Suplementar de Saúde e outros correlatos; suprir a escassez da oferta de Cursos de Medicina no Nordeste, no Ceará e em Fortaleza; e oferecer um curso de formação médica de excelência para atender às necessidades da sociedade.

O Curso de Bacharelado em Medicina do Centro de Ciências da Saúde da Uece, aprovado em 2002 pelo Conselho Estadual de Educação, iniciou sua primeira turma em 2003. Este ano, teve seu Projeto Pedagógico revisto e aprovado pelo mesmo Conselho. Tem carga horária total de 8.764 horas, com 516 créditos, e tempo padrão de integralização, mínimo e máximo, entre 6 e 9 anos, funciona de forma presencial, disponibilizando semestralmente 40 vagas por meio de vestibular semestral ou transferência (via processo seletivo). Conta com 250 alunos efetivamente matriculados, já tendo oferecido para o mercado de trabalho, na área médica, 600 profissionais de excelência.