Curso de Formação de Tradutores e Intérpretes em Libras/Português é iniciado na Uece

13 de agosto de 2024 - 10:54

 

Na manhã do último sábado (10), o Centro de Humanidades, campus Fátima, da Universidade Estadual do Ceará (CH/Uece) foi palco da aula inaugural do mais novo curso oferecido pelo Núcleo de Línguas da unidade: Formação de Tradutores – Intérpretes em Língua Brasileira de Sinais/Línguas Portuguesa. O evento, que marcou um importante passo na inclusão e acessibilidade acadêmica, contou com a presença de autoridades acadêmicas, professores, alunos e membros da comunidade.

Organizado pela Coordenação Geral do Núcleo de Línguas Campus Fátima, tendo à frente a professora Cinthya Machado, a cerimônia contou com a participação do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, e da diretora do Centro de Humanidades, professora Adriana Barros, além da coordenadora da área de Libras, professora Regina Luna, que expressou sua satisfação com a inauguração do curso, destacando que “é um sonho antigo que agora se torna realidade”.

Os discursos proferidos destacaram a relevância do novo curso tanto para a comunidade acadêmica quanto para a formação de profissionais especializados em Libras. O reitor Hidelbrando Soares elogiou os professores selecionados, destacando-os como “os melhores do Brasil na área de Libras”. A coordenadora geral, professora Cinthya Machado, enfatizou que o curso se destacará por ser oferecido na modalidade presencial. Após as falas iniciais, cada professor do curso apresentou sua disciplina para o público presente.

A ocasião contou com interpretação simultânea para Libras e Português, realizada pela professora integrante do curso de Libras do Núcleo Fátima, Stephanie Barros, o que garantiu a acessibilidade do evento para todos os presentes.

Após o momento inicial, o evento seguiu com um coffee break que promoveu a confraternização entre os participantes, marcando o início de uma nova fase para o Núcleo de Línguas Campus Fátima.

O curso de Formação de Tradutores e Intérpretes em Libras/Português começará oficialmente suas atividades no dia 17 de agosto de 2024. Entre os docentes estão nomes de destaque como a professora Mariana Farias, atual coordenadora do curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Ceará (UFC), o professor Fernando Parente, ex-presidente da Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Guias-Intérpretes de Línguas de Sinais (Febrapils), e a professora Katia Lucy, também da UFC.

“O novo curso promete enriquecer a formação acadêmica na área de Libras e contribuir para a inclusão e acessibilidade, alinhando-se ao compromisso da Uece com a educação de qualidade e a diversidade”, finaliza a professora Cinthya.