Cursinho UeceVest de Quixeramobim aprova alunos em Medicina e Medicina Veterinária

29 de junho de 2023 - 16:54 # # #

Hoje, 29 de junho, é um dia bastante especial para Ana Luzia Câmara Brasil, Kesley Kevery Ramos de Carvalho e Isaac Fernandes da Silva. Eles foram aprovados no vestibular 2023.2 da Uece para os novos cursos de Medicina Veterinária (Tauá) e Medicina (Quixeramobim) da Universidade Estadual do Ceará.

Ana Luzia vai cursar Medicina Veterinária no campus de Tauá. Ela fará parte da primeira turma do curso, que terá início já em sete de agosto de 2023. Ela explica como era sua rotina de estudos: “não consigo manter meu foco em uma coisa só por muito tempo. Começava a estudar às 8 da manhã, estudava cada conteúdo por uns 30 minutos e dava uma pausa de 5 a 10 minutos. No turno da tarde, iniciava às 13h até às 15h, seguindo a mesma rotina da manhã. Após esse horário, eu passava a assistir vídeos de biologia, que é meu foco principal. A nova geração tem um modo diferente de aprender cada coisa; eu prefiro algo rápido que seja ‘digerido’ de forma fácil ao invés de forçar a minha atenção por muitas horas seguidas”, comenta.

Ana Luzia terminou o ensino médio em 2021 na Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alvez da Silveira, em Quixeramobim, e comenta sobre sua experiência no cursinho: “O UeceVest fez um ótimo trabalho. As aulas eram de 30 a 40 minutos e, ao invés de explicar o conteúdo de uma vez e depois fazer as atividades, os professores faziam as atividades enquanto explicavam. Para mim, esse é um método de aprendizado muito bom para os jovens com atenção curta como eu”, finaliza.

Já Isaac Fernandes e Kesley Kevery ingressarão na primeira turma de Medicina em Quixeramobim. Isaac Fernandes conta, com muita satisfação, o que está sentindo desde o resultado do vestibular: “não tenho palavras para descrever tal experiência tão única em minha vida. Não só por ingressar em Medicina, mas também pela oportunidade de fazer parte da primeira turma em minha própria cidade!”

O recém-ingresso ainda comenta que sua rotina de estudos era complexa, pois já cursava uma faculdade durante o dia: “os empecilhos eram muitos, e tudo parecia um sonho tão longínquo. Primeiro, não consegui adotar uma rotina de estudos diários; por já cursar uma faculdade, passava o dia em outra cidade, onde tanto a locomoção quanto o tempo investido no curso consumiam todo o dia. Acordava antes das 5 horas da manhã e só retornava para casa às 19 horas”, comenta. Ele ainda agradece ao cursinho UeceVest, que, durante os três meses de aula, fez toda a diferença em sua aprovação: “com o apoio e insistência da minha família, foquei e dediquei-me para aproveitar ao máximo. Assim, deixo meu agradecimento a todos”, finaliza.

Foi com a chegada do campus da Uece em Quixeramobim que Kesley viu uma grande oportunidade bater à sua porta: “saí do Ensino médio ano passado (2022), e meus estudos eram direcionados para o Enem desde o 1° ano do ensino médio. Com a notícia da chegada da unidade da Uece aqui em Quixeramobim, decidi me dedicar exclusivamente ao vestibular da Facisc [unidade da Uece na cidade].” Ele conta, ainda, que o cursinho UeceVest foi “um divisor de águas na minha preparação. Estudava durante a semana após o trabalho e, aos sábados, frequentava as aulas presenciais do cursinho. A aprovação veio, e tudo o que posso dizer é que estou em êxtase “, comenta bastante eufórico.

O filho de Quixeramobim comemora a possibilidade de cursar Medicina em sua cidade natal: “A possibilidade de realizar meu sonho em minha própria cidade me parecia uma realidade totalmente impossível. Mas aqui estou eu, graças a Deus, para viver isso. Com a realização desse sonho, me tornarei, num futuro próximo, o primeiro médico de minha família. É indescritível a montanha-russa de emoções que estou sentindo!”, finaliza.

Os três aprovados são egressos do Núcleo Pré-vestibular da Uece – UeceVest – em Quixeramobim. A iniciativa ocorreu nos meses de fevereiro, março e abril, sendo direcionada para as disciplinas específicas do curso de Medicina, que se inicia na cidade no segundo semestre de 2023.

O cursinho ofertou 160 vagas para estudantes que concluíram o ensino médio na rede de ensino de Quixeramobim, sendo 150 para alunos da rede pública de ensino e 10 vagas para estudantes da rede privada, os quais foram selecionados via edital divulgado pela prefeitura de Quixeramobim.

Para o articulador do projeto UeceVest Quixeramobim, Charles Piérry, “o cursinho veio como um apoio e um incentivo aos alunos que têm um sonho de cursar Medicina, trazendo, aos finais de semana, novas metodologias de ensino, além de agregar novos conhecimentos, contribuindo de forma exponencial para a aprovação”, comenta.

A professora Lydia Pantoja explica como se deram as aulas do UeceVest em Quixeramobim: “em dezembro do ano passado (2022), nós começamos a desenhar essa proposta pedagógica em parceria com a professora Waldirene Maria Pinheiro de Melo e o professor Charles Piérry, vinculados à Prefeitura de Quixeramobim, e com Magali Milfont, coordenadora administrativa do UeceVest, além da coordenadora geral do cursinho, professora Cristiane Forte. Essa proposta foi colocada em prática a partir de fevereiro de 2023, com oito professores do nosso cursinho, dois professores de cada disciplina específica: Biologia, com os professores Halisson Sousa e Lucas Jacinto; Química, com os professores Letícia Araújo e Raul Aquino; Física, com os professores Thayanne Macário e Felipe Galvão; e Redação, com os professores Yasmin Machado e Matheus Santiago. Além das coordenadoras de áreas: Natureza, professora Zilvanir Queiroz; Exatas, professora Ivonisa Moreno; e Linguagens, professora Suziane Brasil.”

A professora ainda comemora as aprovações e fala da felicidade de vivenciar este momento: “Nós estamos muito felizes por estar sendo mola propulsora para que os alunos realmente cheguem ao patamar de alunos do ensino superior público de qualidade no nosso país. É uma grande honra fazer parte deste projeto e continuamos aqui desejosos de mais e mais aprovações”, finaliza a professora Lydia, que é coordenadora pedagógica do cursinho UeceVest.

A coordenadora geral do cursinho UeceVest, professora Cristiane Forte, comenta com alegria a aprovação dos três alunos: “uma grande conquista desses estudantes que conseguiram ser aprovados em cursos tão concorridos da Universidade Estadual do Ceará. Então, é uma transformação de vida, é uma conquista para os estudantes e para a família desses jovens. Eles servirão de modelo, inspirando mais jovens e mostrando que eles também são capazes. Eles vão ser acadêmicos de Medicina e de Medicina Veterinária na sua própria região e vão formar a primeira turma de Medicina e de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Ceará no interior do estado”, finaliza.

 

Magali Milfort; Cirilo Pimenta (prefeito de Quixeramobim); professora Cristiane Forte; professora Lygia Pantoja; professor Charles Piérry no dia do lançamento do projeto UECEVEST Quixeramobim

 

Sobre o vestibular

O vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece) é realizado semestralmente e é composto por duas fases. A primeira fase é constituída de prova de Conhecimentos Gerais, de múltipla escolha, composta de 85 (oitenta e cinco) questões das seguintes disciplinas: Ciências Humanas: Filosofia, Geografia, História e Sociologia.Ciências da Natureza e Matemática: Biologia, Física, Matemática e Química, Linguagens e Códigos: Educação Física, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês) e Língua Portuguesa.

Já a segunda fase é composta por quatro provas, uma de redação e três específicas, estabelecidas de acordo com o curso de opção do candidato.

O curso de Medicina do campus de Quixeramobim teve 1726 candidatos inscritos concorrendo às 40 vagas. Vinte vagas foram preenchidas por candidatos de Fortaleza, dezoito vagas por candidatos das cidades do interior do Ceará e duas vagas foram preenchidas por candidatos de outros estados (um do Piauí e outro do Rio Grande do Norte). Já o curso de Medicina Veterinária campus de Tauá teve 225 candidatos inscritos também concorrendo a 40 vagas, sendo que 37 vagas foram preenchidas com candidatos das mais variadas cidades do interior do Ceará e apenas três de Fortaleza.

O segundo curso de medicina que a Uece inaugurou foi na cidade de Crateús, no campus da FAEC, também com 40 vagas. O curso teve 1780 inscritos e dos 40 aprovados, 10 são de Fortaleza, 21 são de cidades do interior do Estado e 9 são de outros estados, incluindo um aprovado do estado de Santa Catarina.