Coordenadores do PARFOR/Nordeste se reúnem na Uece

23 de fevereiro de 2018 - 15:41

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) é sede da V Reunião do Fórum dos Coordenadores Institucionais do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR)  Região Nordeste. O evento teve início nesta quinta-feira (22) e segue até o final da tarde desta sexta (23), no auditório do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), Campus Itaperi.

A Reunião tem como objetivo o aprimoramento do trabalho do Programa, desenvolvido em instituições de ensino superior brasileiras, e motivados pelas recentes mudanças nas políticas de apoio à formação de professores, do Ministério da Educação (MEC).

alt

Para compor a mesa de abertura, estiveram presentes o reitor da Uece, Jackson Sampaio; a presidente Nacional do Fórum, Josenilda  Maués; o pró-reitor de Graduação, Jerffeson Teixeira de Souza; o pró-reitor de Graduação da Universidade Regional do Cariri (Urca), Francisco Egberto de Melo; a presidente do Fórum Estadual Permanente de Formação Docente de Pernambuco, Shirley Malta; presidente do FORPARFOR Regional Nordeste, Maria do Carmo Melo; e a coordenadora do Centro de Educação (CED/Uece), Josete de Oliveira Castelo Branco.

Ao falar das capacidades e competências da Uece, o reitor Jackson Sampaio destacou: “Queremos colocar essas capacidades e competências como forma de cooperação às instituições que hoje, no Nordeste, tem a responsabilidade da formação de professores e sua qualificação permanente”.

O encontro deu prosseguimento com a mesa redonda O papel do PARFOR na Formação dos Professores da Educação Básica na atual Política Educacional Brasileira, com a docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Adriana Campani (por videoconferência).

Durante o evento serão realizados ainda grupos de trabalhos para construção de estratégias de fortalecimento do PARFOR, construção coletiva e apresentação do mapa do Programa na Região Nordeste e elaboração da Carta de Fortaleza.

alt

“Um dos pontos da reunião é a elaboração de uma agenda de mobilização para estratégias de fortalecimento que envolvam as instituições. Essa agenda já será iniciada na próxima semana, sendo, a região Nordeste, a primeira nessa mobilização. A agenda será compartilhada com as outras regionais. Vamos fechar esse trabalho e essa mobilização na reunião nacional, que acontecerá em Belém, nos dias 4, 5 e 6 de abril próximo”, ressalta a coordenadora institucional, Cristiane Forte.

alt

A V Reunião do Fórum é realizada na Uece, com apoio da UVA, Urca e a Universidade Federal do Ceará (UFC).