Coordenadora do NAH/Uece é homenageada em Sessão Solene da Alece

11 de dezembro de 2025 - 08:59

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na noite desta quarta-feira (10/12), uma Sessão Solene em alusão à campanha internacional 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebrada anualmente entre 25 de novembro e 10 de dezembro. Durante a cerimônia, a Coordenadora Geral do Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência (NAH/Uece), professora Teresa Esmeraldo, foi uma das homenageadas pela deputada Larissa Gaspar (PT), em reconhecimento à sua trajetória e compromisso na defesa dos direitos das mulheres cearenses.

A solenidade reuniu autoridades, representantes de órgãos de proteção, instituições públicas e organizações da sociedade civil. As falas destacaram a urgência de fortalecer políticas de prevenção, acolhimento e responsabilização nos casos de violência de gênero, pauta central da campanha, que mobiliza o mundo inteiro pela erradicação da violência contra mulheres e meninas.

Autora do requerimento da sessão, a deputada Juliana Lucena (PT) ressaltou a responsabilidade do Poder Público em ampliar mecanismos de proteção. “A violência contra a mulher é uma emergência social e não podemos naturalizar essa realidade. Estamos aqui reafirmando nosso compromisso ao lado das mulheres, acolhendo, orientando, criando políticas públicas e cobrando responsabilização”, afirmou.

A deputada Larissa Gaspar lembrou que o ciclo de ações dos 21 Dias de Ativismo se estende do Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, em 25 de novembro, até 10 de dezembro, data da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Para ela, enfrentar a violência demanda compromisso contínuo. “É preciso promover uma cultura de respeito e romper com a lógica patriarcal que ainda reproduz estereótipos e desigualdades. A prevenção deve começar na primeira infância e seguir ao longo de toda a vida”, destacou.

A sessão contou ainda com a participação da senadora Augusta Brito (PT/CE), procuradora especial da Mulher no Senado, que apresentou iniciativas legislativas como o Projeto de Lei nº 3.671, voltado ao endurecimento das penas para crimes contra a dignidade sexual, especialmente em situações como assédios ocorridos em transporte público.

Além de mulheres de diversas instituições e movimentos, também foram lembradas vítimas de violência e homenageadas representantes de serviços essenciais, como a Delegacia de Defesa da Mulher, a Casa da Mulher Brasileira e a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal. Homenagens in memoriam também marcaram o momento.

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Ceará