Contabilista comemora seu dia amanhã, 22

21 de setembro de 2012 - 12:01

Em  22 de setembro comemora-se  o Dia do Contador.

O Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Ceará (UECE) ganhou três estrelas no Guia de Estudantes, da Editora Abril. Clique aqui e confira.

Quem conclui um curso de  nível superior de Ciências Contábeis recebe o diploma de Bacharel em Ciências Contábeis,  área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros.

O objetivo do Curso de Ciências Contábeis da UECE é formar profissionais habilitados e capazes de:

Pesquisar, estudar, analisar, interpretar, planejar, implantar, coordenar e controlar os trabalhos do campo das Ciências Contábeis;

Elaborar pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragem, laudos e informações sobre os assuntos de sua especialidade;

Aperfeiçoar os principais instrumentos contábeis;

Proceder à análise de sistemas contábeis;

Assistir em assuntos contábeis, os liquidantes de qualquer massa ou acervo;

Fazer perícias e auditorias contábeis, tanto judiciais como extrajudiciais.

Para trabalhar como contabilista, é preciso ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade. Tornou-se obrigatório, desde 2010, realizar um exame de suficiência para obter o registro profissional.

A DATA

A data de 22 de setembro foi escolhida como a de comemoração do Dia do Contador por ser dedicada ao padroeiro da profissão, São Mateus, um apóstolo que antes de se dedicar à evangelização exercia a atividade de publicano (cobrador de rendimentos públicos, uma categoria de gente rica que arrematava em leilão o direito à cobrança dos impostos nas diversas províncias romanas).

Até a primeira metade da década de 70 o praticante desse ofício técnico também era conhecido no Brasil como guarda-livros , mas como os profissionais de Contabilidade passaram a receber o nome de contadores, esta expressão caiu completamente em desuso.