Consu/Uece concede título honoris causa ao professor Peter Rosset

31 de maio de 2022 - 16:56

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio de seu Conselho Universitário (Consu), realizou sessão solene com o fim de outorgar o título honorífico de professor honoris causa ao professor Peter Michael Rosset. A decisão de conceder o título ao professor foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário, em reunião realizada nos dias 1º, 7 e 14 de outubro de 2021, e está expressa na Resolução nº 1712/2021, de 14 de outubro de 2021.

A cerimônia foi presidida pelo reitor da Uece e presidente do Consu, professor Hidelbrando Soares, que compôs a mesa solene acompanhado do vice-reitor da Uece e vice-presidente do Consu, professor Dárcio Ítalo Teixeira; da ex-reitora e membro nato do Consu/Uece, professora Josete Castelo Branco Sales; do cônsul honorário do México no Ceará, João Soares Neto, e da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, professora Lúcia Duarte, representando todos os pró-reitores. Conduzido pelo vice-reitor e pela ex-reitora da Uece, o homenageado, professor Peter Rosset, também compôs a mesa.

O homenageado destacou sua emoção em receber o título de professor honoris causa pela Uece e salientou que o momento é a “culminação de uma vida de pesquisa e de acompanhamento dos movimentos sociais.” O professor também destacou o caráter coletivo da conquista. “Eu preciso reconhecer as pessoas e as coletividades que me acompanharam e que fizeram possível que eu esteja aqui. Eu sinto que não sou um indivíduo recebendo essa grande honra da Uece; eu sou parte de várias coletividades.”, destacou o homenageado. Ele agradeceu à Via Campesina e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e qualificou os camponeses como seus grandes professores na vida. Também, agradeceu às suas “casas” acadêmicas: a Uece, a Funcap e o Ecosur.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, destacou a importância da entrega de título de professor honoris causa e a grande satisfação da Universidade em reconhecer, institucionalmente, o mérito do professor, que já contribui muito positivamente para a pesquisa na IES, que repercute na sociedade, especialmente, a partir do olhar para os mais vulneráveis. “Esse olhar sempre foi uma preocupação desta universidade, e o resultado da forma como nos voltamos para atender às demandas sociais nos coloca em associação íntima com as pautas do homenageado desta tarde. Isso porque a universidade que, hoje, honra o trabalho do professor Peter Rosset tem grande impacto especialmente junto aos mais vulneráveis.”, ponderou o gestor. Professor Hidelbrando destacou, ainda, que a Uece vive um momento histórico, “de conquistas grandiosas para a instituição e para a sociedade cearense: a maior e mais qualificada expansão e interiorização de sua história. Chegaremos a mais lugares, contemplando mais pessoas, levando a universidade e todos os valores que lhe são caros: democracia, liberdade de pensamento, de ensinar e de aprender. E temos muito orgulho disso.”.

Estiveram, também, presentes na sessão solene conselheiros do Conselho Universitário; o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Altemar da Costa Muniz; a pró-reitora de Graduação, professora Mazza Maciel; a pró-reitora de Extensão, professora Maria Anezilany Nascimento; a pró-reitora de Políticas Estudantis, professora Monica Cavaignac; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Paolo Giuseppe Araújo; o pró-reitor de Administração, Fernando Antônio dos Santos; a coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional (EcInt), professora Kadma Marques; o coordenador da Coordenadoria de Educação Superior da Secitece, professor Cândido Bezerra da Costa Neto; a coordenadora do setor de educação do MST, Maria de Jesus dos Santos Gomes, além de diretores de Centro, assessores da Uece e membros do MST.

A cerimônia foi transmitida pelo canal da Uece no YouTube.

Sobre o professor Peter Rosset

O professor Peter Michael Rosset é doutor em Filosofia pela Universidade de Michigan e mestre em Ciências pela Universidade de Londres. Atualmente, é Professor Investigador Titular C do Colegio de la Frontera Sur (ECOSUR) – Unidade San Cristóbal, em Chiapas, no México, onde é membro do Núcleo Acadêmico do Programa de Pós-graduação. Desde fevereiro de 2017, é pesquisador visitante no Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), como Bolsista Sênior BPV-FUNCAP, desenvolvendo o Projeto de Pesquisa Escolas do Campo, a metodologia “De camponês a camponês” e a Territorialização da Agroecologia: Projeto Piloto de Pesquisa-ação no Município de Monsenhor Tabosa, Ceará. Tem reconhecida atuação nas áreas de Estudos Camponeses, com ênfase em Agroecologia, Reforma Agrária e Movimentos Sociais.