Conservatório Francês estimula talentos de nossa terra

15 de outubro de 2009 - 09:48 #

O Conservatório de Artes Integradas de Briançon (CEAB), na França, a Comunidade de municípios da região de Briançon e o Governo do Estado do Ceará através da Universidade Estadual do Ceará (UECE) oferecem a oportunidade a jovens músicos instrumentistas cearences de estudarem em Briançon, durante o ano letivo (de setembro 2010 à junho 2011) tendo como objetivo a preparação do diploma de nível médio: “Certificat de fin d’études musicales”. Estes jovens serão recebidos pela Comunidade de municípios da região de Briançon, em particular por famílias voluntárias e pelo CEAB.

Com objetivo de Aperfeiçoar artisticamente jovens cearences em um ambiente de alto nível musical,transmitir a língua e a cultura francesa aos participantes,oferecer os meios materiais de manutenção dos jovens, estabelecer uma rica troca de experiências entre os jovens e as famílias francesas e estimular a formação de músicos clássicos profissionais.

O Exame de pré-Seleção será realizado em Forteleza: Audições – dia 29 de outubro às 9 horas no Auditorio do Curso de Música da UECE- Bloco F. Campus do Itaperi; no dia 30 de outubro, acontecerá a Entrevista, no mesmo local e horário. Podem candidatar-se jovens cearences ou residentes no Ceará, nascidos nos anos 1989, 1990, 1991 e 1992. O exame de pré-seleção consta de uma prova de execução instrumental onde cada candidato deverá tocar duas peças ou estudos de estilos contrastantes com duração de cerca de 15 minutos, além de uma entrevista com os membros da banca examinadora. Os candidatos deverão apresentar-se no dia 29 de outubro, com seu curriculum vitae.
As bolsas serão ofertadas aos Estudantes nos seguintes instrumentos:

Violino (Prof. Pascal Hotelier),
Violoncelo (Prof. Fernando Lima de Albuquerque Lage),
Flauta (Prof. Alain Daboncourt),
Clarinette (Prof. Jean-Jacques Lefèvre),
Trompete (Prof. François Acoulon), trompa (Prof. Olivier Brisville) e
Saxofone clássico (Prof Damien Gaume).

A seleçao definitiva sera feita pelo diretor e professores do CEAB, em Briançon, na França,  além de representantes da APEC, através de videos da pré-seleçao. Os resultados serão conhecidos no decorrer do primeiro semestre de 2010.

Mais informação com Fernando Lage, e-mail: audefernando@hotmail.com e com o Prof. Heriberto Porto, no telefone 8823.1793