Conselho Universitário aprova criação de três novos laboratórios na Uece

25 de maio de 2019 - 15:15 # #

Além da criação dos laboratórios, o Consu aprovou também dois novos cursos de Especialização e a denominação da biblioteca do Cecitec

O Conselho Universitário da Universidade Estadual do Ceará (Consu/Uece) aprovou durante sessão neste mês de maio, a criação de três novos laboratórios, que beneficiarão os corpos discente e docente, favorecendo a produção técnico-científica na Uece.

A autorização foi para criação dos Laboratórios de Fisiologia Pulmonar (LaFiPar), vinculado ao Instituto Superior de Ciências Biomédicas (ISCB); de Narrativas Históricas (LNH), ligado ao Centro de Humanidades (CH); e de Conservação de Vertebrados da Uece (Converte); na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), unidade acadêmica da instituição em Quixadá.

O laboratório de pesquisa LaFiPar será coordenado pela professora Crystianne Calado Lima e tem como objetivo criar uma estrutura para capacitação de graduandos e pós-graduandos da Uece e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) para que sejam realizadas atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (PD&I) em fisiologia respiratória, oportunizando formação sólida e aprofundada para os futuros docentes e/ou pesquisadores.

O laboratório misto de pesquisa e de extensão LNH será vinculado ao curso de graduação em História/CH e terá à frente o professor João Júlio Gomes dos Santos Júnior. O local será espaço de pesquisas sobre o papel das narrativas históricas no presente de forma a possibilitar, por meio de estudos, debates e eventos, o exame crítico de diversos tipos de narrativas e seus usos historiográficos e políticos no presente.

O Converte visa desenvolver e ampliar pesquisas envolvendo Ecologia, Taxonomia, Sistemática, Etnozzologia e Conservação de Vertebrados Terrestres, com ênfase em Mastozoologia, Ornitologia, Herpetologia e História da Zoologia no estado do Ceará e em outras regiões do Brasil, promovendo formação de pessoal qualificado para cargos acadêmicos, técnicos e políticos que necessitem de conhecimento complexo sobre a biodiversidade brasileira e suas nuances; elaborando pesquisas, relatórios técnicos, assessorias e consultorias que visem o avanço da Ciência e da Conservação dos vertebrados terrestres brasileiros; e atendendo demandas públicas que envolvem a conservação desses animais. O laboratório de pesquisa será coordenado pelo professor Hugo Fernandes-Ferreira.

Além da criação dos laboratórios, o Consu aprovou também dois novos cursos de Especialização e a nova denominação da biblioteca do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (Cecitec), campus da Uece em Tauá, que passa a ser Biblioteca Joaquim de Castro Feitosa.

Dr. Feitosinha, como era conhecido, recebe a homenagem considerando sua contribuição para a criação do Cecitec, além de sua produção de trabalhos técnico-científicos e sua participação em importantes instituições ligadas à Cultura e ao Meio Ambiente, e também sua contribuição na preservação do acervo arqueológico e paleontológico através do Museu Regional dos Inhamuns, mantido pela Fundação Bernardo Feitosa por ele criada.