Conselheiros eleitos do CEPE e CONSU tomam posse

11 de abril de 2023 - 09:52 # # #

Ocorreu na tarde desta segunda, 10 de abril, posse dos novos conselheiros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e do Conselho Universitário (CONSU). A cerimônia de posse foi realizada no auditório Paulo Petrola na reitoria da Uece no campus Itaperi.

Compuseram a mesa o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; o vice-reitor, professor Dárcio Teixeira; a ex-reitora da Uece, professora Josete Castelo Branco; a pró-reitora de graduação, professora Mazza Maciel; e a secretária dos Órgãos de Deliberação Coletiva, senhora Ana Valda Pinheiro.

As eleições foram realizadas nos dias 29 e 31 de março de 2023 e tomaram posse 17 conselheiros no CEPE e 33 conselheiros no CONSU. Após leitura do termo de posse, os conselheiros eleitos foram convidados a assinar o termo.

A professora Josete Castelo Branco Sales, membro nato do conselho CONSU, destacou a experiência valiosa que é ser membro dos conselhos superiores da universidade: “Como é valioso esse tempo de aprender não só outros materiais de leitura, quando a gente se defronta com o processos, outro tipo de escrita, quando vamos começar a escrever pareceres, mas também o tempo valoroso que é de discutir, de debater, de construir os consensos que são possíveis naquele tempo. O fato de estarmos debatendo para construir esses consensos não significa que demos por satisfeito aquela situação que já está cômoda, mas sim que precisamos aprimorar os entendimentos”, afirma.

A professora pontuou ainda a importância da representação, uma vez que os conselheiros representam seus segmentos: “Nós estamos aqui representando alguns segmentos, alguma categoria. E é um desafio não deixarmos assentos vagos nesses conselhos que não são a vida burocrática da universidade, mas sim a vida da universidade”, finaliza.

O vice-reitor, professor Dárcio Teixeira, comentou sobre a importância dos conselhos, pontuando que as decisões tomadas nas reuniões deliberativas, muitas vezes, extrapolam a universidade, afetando também a vida do povo cearense.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, os três conselhos da universidade são fundamentais para o pleno funcionamento da universidade. “Os conselhos têm uma importância institucional vital para o bom funcionamento da universidade e, ao mesmo tempo, são espaços da representação dos segmentos que compõe a nossa comunidade acadêmica, seja de professores, da graduação, da pós-graduação, seja dos diretores de centro e faculdade, a representação dos servidores técnicos-administrativos e dos discentes”, comenta.

O reitor informou ainda que as reuniões dos conselhos são prioridade frente às demais atividades acadêmicas e que as discussões realizadas neles devem ser travadas dentro do exercício democrático, com urbanidade ” O direito de divergir faz parte da vida efetiva desses conselhos, mas não se pode permitir a divergência sem o respeito, sem a urbanidade” finaliza.

Também estiveram presentes a pró-reitora de extensão, professora Lana Nascimento; a pró-reitora de políticas estudantis, professora Monica Cavaignac; a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Samya Coutinho; a diretora do Centro de Educação (CED), professora Edite Colares; Ouvidora geral da Uece, senhora Mazé Barbosa.

Confira aqui mais fotos da cerimônia de posse.