Conhecimento é a palavra de ordem da XVI Semana de História da Uece

21 de junho de 2012 - 19:48 #

“Professor ou pesquisador, o que somos realmente? Reflexões sobre o ensino e a produção do conhecimento histórico”. Com esse tema, o Centro Acadêmico de História (CAH) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e os estudantes do curso de Graduação de História vão realizar de 2 a 6 de julho de 2012, nos Auditórios Paulo Petrola da Reitoria (onde acontecerá a solenidade de abertura) e Central da Uece, no Campus do Itaperi, a XVI Semana de História da Uece. Os estudantes pretendem, com esse evento, promover uma qualificação na formação acadêmica, através do livre debate sobre questões específicas, voltadas para alunos, professores e profissionais da área. Segundo a coordenação dos trabalhos, o encontro vai reunir cerca de 300 participantes.

Um quilo de alimento não perecível ou um livro paradidático em bom estado são os requisitos para a inscrição, que deverá ser feita no dia do credenciamento, 2 de julho. Tudo que for arrecadado será doado às comunidades carentes do Bairro Itaperi. O CAH da Uece, juntamente com os estudantes que, percebendo a importância dessa atividade, pensou na XVI Semana de História como um meio de promover o debate acerca do fazer historiográfico, aprofundando assim questionamentos sobre nossa formação como um todo, tanto no viés da pesquisa, quanto no da docência e no da educação, explicou a representante dos estudantes Danielle Almeida Lopes.

A programação da décima sexta edição desse evento, contará com quatro mesas redondas com os seguintes temas: Mesa um, abordará “Vivências e desafios do professor pesquisador”; Mesa dois, sobre o tema “Teoria e produção do conhecimento no ensino de história”; Mesa três, “O livro didático é fonte e instrumento de trabalho do historiador”; e a Mesa quatro, sobre “Antigo, Novo e Novíssimo: construção curricular no curso de História”. A programação envolve ainda, mini-cursos, oficinas, programação cultural e uma grande festa de encerramento.

Fonte/Informações: Danielle Almeida Lopes: 88359972 / 88853372

www.uece.br/eventos/semanadehistoria