Conheça o Programa MAI/DAI-CNPq na Uece

30 de março de 2023 - 13:20

Em 2020, a Universidade Estadual do Ceará, por meio da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPGPq), aprovou proposta junto ao CNPq na Chamada CNPq Nº 12/2020 – Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação MAI/DAI.

O objetivo dessa ação é selecionar propostas de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) com potencial para a execução do MAI/DAI.

Fomentado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Programa MAI/DAI busca fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas ICTs, por meio do envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas.

Na chamada pública, a Uece foi contemplada com 16 bolsas, sendo cinco em nível de mestrado, três em de nível de doutorado e nove bolsas de Iniciação Tecnológica e Industrial. O valor global aprovado foi superior a R$ 400 mil, entre bolsas e taxas de bancada.

O programa MAI/DAI da Uece tem como objetivo propor ações que visam incrementar a inovação e o empreendedorismo, de forma a contribuir para o desenvolvimento tecnológico e social do Estado do Ceará.

A proposta institucional foi concebida pela Comissão do Programa MAI/DAI da PROPGPq/Uece, e possui à frente às professoras Mona Lisa Oliveira (CCT/Física) e Carla Soraya Maia (CCS/Nutrição), em parceria com os Programas de Pós-graduação em Ciências Naturais (PPGCN), Nutrição e Saúde (PPGNS), Saúde Coletiva (PPSAC) e Ciências Físicas Aplicadas (PPGCFA), juntamente com empresas parceiras (M&M Instrumentação, Cagece e Usibras), com a submissão de projetos de pesquisa que serão desenvolvidos em conjunto com essas três empresas parceiras, mediante as contrapartidas financeiras/econômicas previamente acordadas.

Nesse programa, os bolsistas de mestrado e doutorado desenvolvem seus projetos como estudantes regulares nos cursos de pós-graduação envolvidos, devendo ter um orientador acadêmico e um supervisor junto à empresa parceira que o projeto estará relacionado.

Em 2023, dois projetos de bolsistas do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI-CNPq) foram qualificados na Universidade Estadual do Ceará (Uece). São eles:

Efeito da Suplementação com Castanha de Caju no Estado Nutricional Relativo ao Zinco e o Balanço Redox em Adolescentes com Obesidade; da mestranda Thaynan Dias; e

Influência do Consumo de Castanhas de Caju nos Biomarcadores de Estresse Oxidativo de Adolescentes com Obesidade, do mestrando Felipe Nunes.

Ambos, do Programa de Pós-graduação em Nutrição e Saúde, orientados pela professora Carla Soraya Maia. Os dois projetos contam com a parceria da Usibras Alimentos, por meio do MAI/DAI-CNPq.

Mais informações pelo e-mail pmaidai@uece.br ou pelo Instagram @maidai.uece